A Policia Civil
cumpre nesta quarta-feira (4) mandados de prisões
e de busca e apreensão
contra uma organização criminosa
que fraudava veículos para dar maior capacidade de carga no transporte.
A operação, denominada "Transformers" tem mandados cumpridos nos estados de São Paulo e Paraná, sendo que na RMC (Região Metropolitana de Campinas) há mandados nas cidades de Campinas , Hortolândia e Itatiba .
Você viu?
De acordo com a investigação, por mais de um ano a Policia Civil apurou a atuação no grupo que alterava semirreboques de caminhões, aumentando a capacidade de carga a ser transportada. A modificação é proibida por lei, por causa dos riscos viários gerados.
Segundo a Policia Civil, as investigações apontam que um dos líderes da organização criminosa faturou mais de R$ 50 milhões.
O esquema
Ao todo são cumpridos sete mandados de prisões preventivas 33 mandados de buscas em residências e endereços comerciais dos investigados. Uma instituição técnica licenciada, ligada ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) também seria envolvida no esquema.
A investigação indica que para emitir os documentos relativos à inclusão, os envolvidos usavam de diversos artifícios, entre eles a alegação de patente, autorizações fraudadas, ampla utilização de endereços fraudulento e alterações dos sistemas informatizados, essa última realizada por servidores públicos envolvidos.