ACidade ON

Professora de Campinas está entre os finalistas do
Reprodução: ACidade ON
Professora de Campinas está entre os finalistas do "Nobel da Educação"

A professora Doani Emanuela Bertan , de Campinas , está entre os dez finalistas da premiação Global Teacher Prize 2020 , promovida pela Varkey Foundation em parceria com a Unesco. Conhecido como Nobel da Educação , o concurso homenageia educadores de vários lugares do planeta por projetos e ideias inovadoras. 

O anúncio dos dez finalistas foi feito nesta quarta-feira (4) e o vencedor será divulgado em 3 de dezembro . Além de reconhecimento, o ganhador recebe uma bonificação de US$ 1 milhão. Além da campineira, outros dois professores brasileiros concorrem ao prêmio.  


Doani é professora de ensino bilíngue em libras e português na Escola Municipal Júlio Mesquita Filho , e foi selecionada entre 12 mil inscritos, de mais de 140 países. Para ela, estar entre os dez finalistas colabora para que a educação especial se solidifique nas escolas do Brasil.  

"Essa classificação faz todos olharem para a educação de surdos e dizer sim, os surdos são capazes, e nós professoras também somos capazes, a educação pública é capaz. Temos problemas, mas também temos muitas coisas boas. Estou super feliz e emocionada", disse em entrevista ao ACidade ON Campinas.  

Projeto on-line

Ela se destacou com o projeto Sala8, um canal do Youtube onde divulga vídeoaulas em libras e língua portuguesa das disciplinas de matemática, português, geografia e ciências. Todas as aulas são ministradas por Doani, com a intenção de que alunos surdos tenham acesso à educação básica.  

Você viu?

"Acredito que a visibilidade do Sala8 poderá contribuir com os surdos, seus familiares e professores que atuam diretamente com este público. Sabemos do tamanho do nosso país, de suas preciosidades, mas também reconhecemos os seus problemas. O canal é uma forma da linguagem de Libras, língua legítima e natural ao surdo, chegar a cada cantinho desta terra", ponderou.  

E essa não é a primeira vez que a educadora fica entre os finalistas da premiação. Em 2017 ela concorreu com o projeto de aulas bilíngues, que promovia a interação entre ouvintes e não ouvintes. Durante as aulas ministradas por ela, todos os alunos praticavam libras com cantigas, receitas e músicas e depois esses conteúdos apareciam em atividades focadas na alfabetização da língua portuguesa.  

Durante esse período de quarentena, ela também adequou o projeto. Todas as atividades escritas estão sendo enviadas por um canal do Facebook, a fim de que os alunos não interrompam o aprendizado. "De alguma forma, quero contribuir para que estes surdos possam ter suas vidas transformadas pela educação. Possam ter direito de escolha", enfatizou.

Do sonho à realidade

Ainda criança, Doani já idealizava se tornar professora. A brincadeira começou com as bonecas, se estendeu aos primos mais novos e chegou às salas de aula do 3° ano da Escola Municipal Júlio Mesquita Filho, em Campinas.  

A formação da campineira foi muita incentivada pela mãe, que desde cedo ensinou valores que Doani nunca esqueceu. "Sempre fui encorajada por minha mãe a estudar. Eu me lembro que quando eu era criança ela exigia três coisas: ela dizia que um brasileiro tinha a obrigação de cantar o hino nacional, estudar muito o português e ler muitos livros", contou Doani.  

O início da carreira foi difícil, mas ela nunca pensou em desistir. Mesmo com todas as objeções, Doani ingressou na faculdade em 2002, se formou em 2006 e de lá para cá nunca parou de estudar.  

"No início eu trabalhava em uma loja em horário comercial, aos fins de semana era professora de artesanato e telefonista de pizzaria. Mais tarde, eu consegui um emprego em outra loja, na qual era comissionada e a situação financeira melhorou. Eu também recebi ajuda de meus avós paternos", relembrou.  

Ao longo da carreira, a professora conquistou quatro especializações, sendo elas Educação Especial; Libras (Língua Brasileira de Sinais); Psicopedagogia e Prática e Interpretação de Libras Avançada com Ênfase na Elaboração de Material Didático Bilíngue Português/Libras. Além disso, Doani é mestranda em educação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!