ACidade ON

Etecs abrem inscrições para Vestibulinho do 1º semestre de 2021
Reprodução: ACidade ON
Etecs abrem inscrições para Vestibulinho do 1º semestre de 2021

As Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) abriram nesta terça-feira (24) as inscrições para o Vestibulinho no primeiro semestre de 2021. Ao todo são oferecidas 86.148 vagas entre os Ensinos Médio, Técnico, Integrado e Especialização Técnica.

Os interessados pode fazer a inscrição exclusivamente através do site (clique aqui) até o dia 14 de dezembro. O valor da taxa é de R$ 19, e o ingresso nas unidades será por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online.


Segundo o Centro Paula Souza, a mudança do critério de ingresso dos alunos foi necessária para atender ao distanciamento social. Na análise serão avaliadas as notas atribuídas aos estudantes antes da pandemia, e a previsão é de que todas as atividades comecem também de forma remota.

Como novidade, o processo seletivo também oferece aos candidatos a possibilidade de se inscrever em mais de um curso, na mesma Etec ou classe descentralizada ou em unidades diferentes, mediante pagamento de nova taxa para cada inscrição que pretenda realizar.

Estudantes afrodescendentes recebem bônus de 3% no sistema de pontuação acrescida, e candidatos oriundos da rede pública 10%. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, obtém 13% de bônus.

Você viu?

OPÇÕES

Além das 47.196 vagas para os cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio, oferecidos nas modalidades presencial, semipresencial e online, o candidato poderá escolher entre diversas opções do Ensino Integrado, que totalizam a oferta de 35.953 vagas, distribuídas entre as seguintes modalidades:

Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim)

Ao estudar o Ensino Médio e o Técnico juntos, em tempo integral, o estudante fortalece seu aprendizado básico com as habilidades profissionais. São oferecidas 16.350 vagas.

Novotec Integrado

O candidato pode optar por duas modalidades de certificação, o Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional e o Ensino Médio com Qualificação Profissional. As 18.532 vagas estão distribuídas entre 36 cursos.

Outras 1.071 vagas estão destinadas à Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS). Nesta opção, o aluno poderá completar em cinco anos os Ensinos Médio, Técnico e Superior Tecnológico (são necessários seis anos para cursá-los separadamente). O ingresso neste Vestibulinho ocorre pelo Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional em um dos quatro cursos: Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Logística e Química.

Modalidades de Ensino Médio

As Etecs oferecem três opções de formação adequadas às orientações da Reforma do Ensino Médio: o Ensino Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais (1.475 vagas); Ensino Médio com ênfase em Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde (435 vagas); e Ensino Médio com ênfase em Ciências Exatas e Engenharias (470 vagas).

Especialização de nível médio

O Vestibulinho disponibiliza ainda 300 vagas para o curso de Gestão de Projetos, na modalidade online. Outras 320 serão distribuídas por mais sete cursos presenciais: Desenvolvimento de Aplicativos para Smartphones; Enfermagem do Trabalho; Gestão de Energia; Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição; Logística Reversa; Panificação e Confeitaria; Radiocomunicação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!