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John Boyd tem liberação de BRT e ativação de nova ponte no Jardim Rossin
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John Boyd tem liberação de BRT e ativação de nova ponte no Jardim Rossin

Será liberado nesta sexta-feira (27) o sistema viário em trecho de 2,5 km do Corredor BRT Campo Grande , na Avenida John Boyd Dunlop . O trecho liberado é localizado entre o viaduto férreo, no Jardim Florence, e o novo terminal BRT Campo Grande , no Jardim Nova Esperança.   

A liberação contempla a abertura das novas pistas expressas dedicadas ao tráfego em geral, em ambos os sentidos, desde o viaduto férreo. O fluxo de veículos atualmente ocorria nas marginais, na altura da Estação Rossin.


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O trecho liberado inclui uma nova ponte sobre o Córrego do Piçarrão. Localizada na altura do hipermercado Pague Menos, a nova ponte foi feita em concreto armado, com 10 metros de largura e 40 metros de comprimento. A sustentação é feita por quatro vigas de concreto protendido.

A estrutura conta com duas faixas asfálticas de rolamento, dedicadas ao tráfego em geral, que já foram ativadas. A ponte passou a receber o tráfego de veículos da John Boyd no sentido bairro.

Segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), a extensão liberada conta com seis faixas de rolamento no total, além das duas faixas de concreto exclusivas para o sistema de transporte público, sendo uma por sentido, e duas faixas por sentido utilizadas pelo tráfego em geral. Há pontos com dez faixas de rolamento no total, incluindo as marginais da avenida. 

Oito linhas de ônibus circulam no trecho, mantendo a operação atual e o atendimento aos pontos existentes nas marginais, com embarque e desembarque pela faixa da direita. São elas: 123, 205, 210, 211, 212, 213, 214 e 289. Juntas, elas transportam cerca de 36 mil passageiros diariamente. 

A OBRA

Essa é a decima sexta liberação de trecho liberado para a circulação. Somados aos trechos ativados anteriormente, cerca de 80% do Corredor BRT Campo Grande já teve o tráfego autorizado, totalizando mais de 14 km de faixas exclusivas ativadas para uso do sistema convencional de transporte, desde a região central, chegando ao Jardim Aurélia até o Jardim Nova Esperança.

A obra resultou na requalificação urbana da região, trazendo requalificação asfáltica, iluminação em LED no corredor, nova sinalização e paisagismo no canteiro central da avenida.  Segundo a Prefeitura, futuramente, serão ativadas as estações Rossin e Nova Esperança, que atenderão ao sistema BRT; além do novo Terminal BRT Campo Grande, que terá cinco plataformas integradas. 

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