Você viu?
Uma lagoa
de um parque no Jardim Carmem Cristina, em Hortolândia
, está tomada por aguapés
há pelo menos dois meses. A vegetação aquática tomou conta da superfície da água, cobrindo quase que totalmente a lagoa do parque "Remanso das Águas".
De acordo com o engenheiro ambiental Allan Duarte, isso acontece por conta da poluição e assoreamento na lagoa, que contribuem diretamente para a formação de aguapés.
Segundo o engenheiro, os aguapés são alimentados por matério orgânica, que seria proveniente do esgoto despejado na lagoa. "A entrada de nutrientes pelo esgoto, aliada com as altas temperaturas que estamos vivendo, cria o ambiente para essa proliferação absurda", explicou.
PREFEITURA
A Prefeitura de Hortolândia foi procurada para comentar a situação. Em nota, a administração informou que a limpeza da lagoa teve início no primeiro semestre deste ano e segue em andamento até então.
Explica ainda que os resídios as margens da lagoa já foram removidos e a atual etapa da limpeza foca na retirada de areia do fundo da lagoa. "O último passo é a limpeza dos águapes que se formam na camada superficial da água", disse em nota.