ACidade ON

Plano nacional de vacinação terá quatro fases. (Foto ilustrativa)
Divulgação
Plano nacional de vacinação terá quatro fases. (Foto ilustrativa)

O secretário de Saúde , Carmino de Souza , afirmou, durante live nas redes sociais nesta sexta-feira (4), que Campinas já está preparada com sua estrutura de equipamentos e materiais para quando a vacina contra o novo coronavírus puder ser disponibilizada.  

"Se por hipótese a vacina chegar hoje em Campinas, nós temos seringa e agulha pra vacinar toda nossa população. Não estamos esperando que governo federal compre, ou faça licitação e envie, porque precisamos estar preparados. Não sabemos qual será a vacina e quando terá, mas estamos preparados", disse. 


Já o prefeito, Jonas Donizette (PSB), garantiu que todos os passos necessários, e de responsabilidade do município, já foram dados. "Não haverá problema de conservação da vacina". 

Sobre a preparação do município para o enfrentamento da pandemia, também será apresentado, em breve, um novo plano de contingência feito por um comitê intersetorial. O documento está em seus últimos ajustes.

Você viu?

RECURSOS 

Durante a transmissão, Jonas disse ainda que os recursos para o enfrentamento da pandemia de covid-19, disponibilizados pelo Governo Federal, poderão continuar nos municípios após o final deste ano.  

Segundo ele, essa decisão assegura que as prefeituras não precisem devolver os recursos que não foram utilizados este ano. Eles poderão ser aplicados em 2021 sem que os novos prefeitos (ou reeleitos) precisem enfrentar um novo processo burocrático. 

"Os recursos ficarão nas cidades e vão premiar aquelas que os utilizaram com mais eficiência, com moderação e parcimônia como Campinas. Teremos recursos para continuar fazendo as ações necessárias", disse Jonas Donizette. 

Ainda sobre verbas vindas de outras instâncias governamentais, Carmino contou que Campinas recebeu uma quantidade grande de materiais do governo federal e do Estado. "Estamos superabastecidos em equipamentos de proteção individual e com mais de 90% da nossa cesta de medicamentos completa." 

LEITOS COVID-19 

Na transmissão, Souza também abordou o número de leitos que estão sendo mobilizados para pacientes com a covid-19. "Dez novos leitos foram abertos no Hospital Ouro Verde, que contará agora com 30 leitos de UTI-Covid, e o Hospital Mário Gatti já tem outros 10 leitos", ressaltou.  

O secretário destacou ainda que todas as parcerias com hospitais privados também serão mantidas: "Faremos a prorrogação de todos os contratos emergenciais ainda vigentes e uma licitação na próxima semana para credenciamento de novas instituições. Vamos fazer isso com inteligência logística. Não podemos colocar uma grande quantidade e não usar e também não pode faltar leito. Temos de nos mover de forma a garantir a estabilidade do sistema". 

Até a tarde de ontem, todos os leitos covid-19 da Unicamp, estavam ocupados. Já nesta manhã, o numero de infectados na cidade era de 44.528, e 1.393 de óbitos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!