ACidade ON

Hospital de Clínicas da Unicamp sofre retomou cirurgias eletivas e internações.
Divulgação/HC Unicamp
Hospital de Clínicas da Unicamp sofre retomou cirurgias eletivas e internações.

O HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp retoma nesta quinta-feira (10) a realização de novas internações e cirurgias eletivas , que haviam sido suspensas na última semana após o hospital alegar lotação total .  

Na semana passada, o HC teve 23 dos 30 leitos exclusivos para covid-19 desativados pelo governo do Estado- ficando apenas com sete leitos disponíveis. Sem dar conta de demanda, o hospital decidiu em documento suspender cirurgias eletivas e internações até ontem (9).  


Você viu?

Segundo o HC, ontem mesmo alguns procedimentos já foram retomados, como no caso de especialidades como de otorrinolaringologia, já as demais voltarão a ser agendadas hoje.  

A liberação ocorre depois da abertura de mais nove leitos de UTI exclusivos para pacientes com o novo coronavírus. Segundo a superintendência do HC, o objetivo é manter, no mínimo, 20 vagas de terapia intensiva abertas.  

Segundo o boletim divulgado pela Prefeitura de Campinas na tarde de ontem (9), o SUS (Sistema Único de Saúde) Estadual conta atualmente com 17 leitos, dos quais 13 estão ocupados, o que corresponde a 76,47%- com 4 leitos vagos.  

Atualmente, o HC é o único hospital estadual na cidade que recebe pacientes com covid-19 da região, desde que o AME (Ambulatório de Especialidades Médicas) suspendeu os atendimentos para casos do novo coronavírus em outubro .  

Referência no atendimento de pacientes de outras cidades, durante o pico mais grave da pandemia na região, o HC chegou a ter 89 leitos de UTI funcionando, dos quais 63 eram exclusivos para covid. Com a redução da demanda, os convênios com os governos estadual e federal foram encerrando, o que culminou no fechamento gradual destas estruturas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!