ACidade ON

Domingo ter
Reprodução: ACidade ON
Domingo ter "show" de fenmenos astronmicos

Você viu?

Neste domingo (13) o céu promete ter um verdadeiro "show", com três fenômenos astronômicos que ocorrem e serão possíveis de observação.

O primeiro deles, já depois do pôr do sol, será a conjunção de Júpiter e Saturno , um fenômeno raro que a última observação a olho nu foi possível em 1.623. A raridade é justificada pelo tempo em que cada planeta leva para girar em torno do sol.



Depois dele, será possível acompanhar a passagem da Estação Espacial Internacional , que é um laboratório espacial que completa 15,7 voltas na terra todos os dias, a uma velocidade de 27,7 mil quilômetros por hora.

E por último e não menos importante, a partir das 23h é previsto uma chuva de meteoros , que deve seguir até às 4h da manhã. Segundo astrônomo do Observatório de Campinas, Júlio Lobo, o auge da chuva deve ser entre 2h e 4h, e no Brasil será possível observar entre 20 a 40 meteoros.

Além deles, no céu será possível ainda enxergar as Três Marias, e a Estrela d'Alva. Na segunda-feira (14), também acontece um eclipse parcial do sol.

Por causa da pandemia, o Observatório de Campinas ainda permanece fechado para visitas. No entanto, segundo o astrônomo, há "truques" para que os eventos sejam vistos mais facilmente.

Veja as dicas:


Para o primeiro evento, Lobo recomendada olhar na direção esquerda do sol. "Por volta das 19h30 já pode olhar para o do sol na direção oeste, vão ver dois astros, Jupiter e Saturno que começam a superconjunção que vai acontecer no dia 21 de dezembro, e isso acontece a cada 400 anos", afirmou o astrônomo.

Já para a chuva de meteoros, conhecida como "estrelas cadentes", Lobo dá dicas para poder ver o fenômeno que gera muitos admiradores que esperam para fazer os famosos pedidos.

"Olhe para a direção do nascente, ache as Três Marias, um palmo em direção ao horizonte e basta ficar olhando", disse ele, recomendando ainda uma cadeira reclinável para ficar deitado vendo, e paciência. "Neste período vai dar pra ver de 20 a 40 meteoros. Tem que ter paciência, mas dá pra ver, mesmo da cidade", afirmou.

Para o eclipse solar, mesmo sendo impossível de ser visto a olho nu, algumas opções também podem possibilitar que o fenômeno seja visto.

"Para ver precisa usar um filtro, máscara de soldador número 14, não olhar ou acompanhar por algum site que vai transmitir", complementou. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!