ACidade ON

Aps denncia, Vigilncia interdita asilo em Americana
Reprodução: ACidade ON
Aps denncia, Vigilncia interdita asilo em Americana

A Vigilância Sanitária de Americana interditou uma casa de repouso de idosos no bairro Parque das Nações após uma denúncia de maus tratos no local. Segundo a Secretaria de Saúde, o caso ocorreu às 16h30 de domingo (27) e foram encontrados quatro idosos sozinhos no asilo.

A ocorrência foi acompanhada pela Gama (Guarda Municipal de Americana). A equipe ao chegar na casa de repouso encontrou os idosos sozinhos no imóvel, distribuídos três em um dos quartos e um idoso sozinho em outro quarto.
Segundo a corporação, aparentemente eles estavam bem. Em seguida, a responsável chegou com seu veículo, com mais um idoso e informou que haviam saído para comprar medicamento.

O idoso encontrado sozinho em um dos quartos estava trancado, e sobre sua cama havia um prato com restos de alimento; pelos diversos ambientes da residência, era possível sentir forte odor. Além disso, nos quartos, banheiros e cozinha, havia muita desorganização, com alimentos vencidos, medicamentos sem identificação e pertences espalhados, principalmente roupas.

Por conta da situação, a Guarda solicitou o serviço de ambulância e os idosos foram então encaminhados ao Hospital Municipal "Dr. Waldemar Tebaldi" (HM), onde passaram por avaliação médica, receberam a devida assistência.

Você viu?

A Vigilância Sanitária lavrou auto de infração por falta de licença de funcionamento sanitária e interditou o local. A instituição será investigada, podendo a qualquer tempo ser lavrada uma nova penalidade. O fato também foi comunicado ao Ministério Público e ao Conselho Municipal do Idoso, para que sejam tomadas providências quanto aos supostos maus tratos.


A responsável pela instituição terá o prazo de dez dias para apresentar sua manifestação através de recurso. Quanto aos residentes, a Vigilância está contatando os familiares para obter maiores informações e verificar sobre a responsabilização pelos seus entes.

ORIENTAÇÃO

A Vigilância Sanitária orienta que as famílias que precisam de serviços como esse busquem por instituições devidamente regularizadas no município, com licença de funcionamento vigente. Além disso, é preciso que as famílias façam visitas regulares aos idosos, e que observem todo o funcionamento da instituição.

O responsável técnico, com nível superior, deve estar presente durante o funcionamento da casa e prestar todas as informações sobre o idoso aos seus familiares; os cuidados com a higiene pessoal do idoso, bem como a higiene dos ambientes devem estar satisfatórios; deve haver registros de que o idoso está se alimentando e também fazendo o uso dos medicamentos prescritos. Se a família perceber qualquer situação duvidosa, ela pode registrar a denúncia junto ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Prefeitura, pelo telefone 3475-9024.

Até a data em que foi constatada a irregularidade a Vigilância não tinha conhecimento sobre o funcionamento desta instituição, sendo que até o momento não houve nenhuma solicitação de regularização da atividade.

De acordo com a responsável pela instituição, todos os residentes já estão domiciliados com os seus respectivos familiares. A Vigilância solicitou o contato das famílias, porém ainda não foi fornecido.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!