ACidade ON

Campinas entra na fase vermelha amanhã (01).
Carlos Bassan / Pref. de Campinas
Campinas entra na fase vermelha amanhã (01).

Você viu?

Hoje (31) além de ser véspera de Ano Novo , é o último dia de funcionamento dos serviços e comércios antes da segunda fase de restrição do governo do Estado de São Paulo à atividade econômica não essencial. O fechamento que ocorre entre essa sexta-feira (1º) e domingo, dia 3, acontece para frear o avanço da pandemia de coronavírus.

A partir de amanhã, todo o Estado retorna à fase vermelha do plano restrição e com isso só as atividades essenciais podem funcionar.

Confira abaixo os horários do comércio e serviço hoje. No final da página você vai encontrar o que vai poder funcionar a partir de amanhã:  

Prefeitura: A Prefeitura de Campinas manterá plantão nos serviços essenciais para garantir o atendimento emergencial durante o feriado prolongado de Ano Novo. O expediente nas repartições públicas será encerrado na quarta-feira, dia 30, às 18h, e retomado na segunda-feira, dia 4 de janeiro de 2021, às 8h.

Bancos: Os bancos não abrem nesta quinta-feira, dia 31, véspera de Ano Novo, e nem no dia 1º de janeiro, que é feriado. Como dia 2 e 3 são fim de semana, os bancos reabrem para funcionamento apenas no dia 4.

Correios: Os Correios não vão funcionar nesta quinta-feira e só voltam ao funcionamento normal na segunda-feira (4).

Comércio de rua: Nesta quinta-feira (31), véspera de Ano Novo, o horário será reduzido e o comércio vai funcionar apenas no período entre 8h e 15h. Vale lembrar que entre os dias 1º, 2 e 3 de janeiro, o comércio estará fechado por causa do período da fase vermelha do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena.

Shoppings: Na véspera de feriado os shoppings funcionam das 10h às 15h. Entre os dias 1º, 2 e 3 de janeiro, os centros de compra estarão fechado por causa do período da fase vermelha.

Poupatempo/Detran: Os postos do Poupatempo estarão fechados para atendimento presencial durante o Ano Novo. Nos dias 31 de dezembro e 1º e 2 de janeiro não haverá expediente nas unidades do programa.

Defesa Civil: Atendimento permanece 24h, com chamadas por meio do telefone 199.

Guarda Municipal: Manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O serviço poderá ser acionado por meio do Disque Guarda Municipal 153.

Sanasa/Água e Esgoto: Encerra o expediente administrativo na quarta-feira, 30 de dezembro, às 17h, e retoma na segunda-feira, dia 4 de janeiro, mas uma equipe estará de plantão para atender reparos emergenciais. O serviço de atendimento ao cliente também funcionará por meio do 3735 5000/ 0800 7721195.

Mercado Municipal: Abre normalmente no dia 31 (das 7h às 18h). Fica fechado nos dias 1, 2 e 3 de janeiro.

Feiras livres: Serão realizadas nos locais e horários de costume de modo facultativo.

Bosques: Os bosques e parques abrem no dia 31, das 7h às 12h, e ficam fechados nos dias 1, 2 e 3. No dia 4, reabrem no horário das 7h às 18h. A exceção fica para a Lagoa do Taquaral que funciona das 6h às 20h.

Torre do Castelo: Permanece fechada por conta da pandemia do novo corona vírus.

Sistema de Atendimento 156: O serviço segue o expediente da Prefeitura e fica fechado na quinta, sexta, sábado e domingo. O atendimento será retomado na segunda, dia 4 de janeiro, às 8h.

Limpeza Urbana: Os serviços serão suspensos somente no dia 1 de janeiro. Nos demais dias, todas as coletas e serviços ocorrem normalmente.

Sistema Público de Saúde: Os Centros de Saúde ficam fechados no dia 31 e 1º e no final de semana, e retomam o atendimento na segunda, dia 4 de janeiro. Lembrando que os Prontos-Socorros (Mário Gatti e Ouro Verde), UPAs Campo Grande, São José e Anchieta Metropolitano, e Samu funcionam todos os dias, 24h.

Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT):  as unidades Centro, Ouro Verde e Campo Grande estarão fechadas nos dias 31, 1 de janeiro e no fim de semana. O serviço retoma na segunda, dia 4 de janeiro.

Ceasa:  A área administrativa da Ceasa retomará atendimento na segunda, dia 4 de janeiro, às 8h, assim como o Banco de Alimentos e o Departamento de Alimentação Escolar. Já o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), funcionará na quinta, dia 31, das 7h às 12h e retoma no sábado, dia 2, das 7h às 17h. O Mercado de Flores funcionará na quinta, dia 31 das 8h às 13h, retomando a atividade no sábado, dia 2, das 8h às 13h. O Mercado de Hortifrútis funcionará na quinta, 31, das 6h às 12h e retoma no sábado, dia 2, das 8h às 13h.

Trânsito e transporte coletivo: A Emdec mantém em funcionamento durante o período serviços essenciais e de emergência com equipes de trânsito e transporte, a operação nos terminais urbanos, equipes semafóricas e de sinalização e a operação na Divisão de Controle Operacional. As solicitações da população podem ser feitas no telefone 118, o "Fale Conosco Emdec"; o site da Emdec, no endereço eletrônico www.emdec.com.br, na seção "Fale Conosco"; e com o aplicativo para celular da Emdec, disponível para os sistemas Android e iOS.

PAI-Serviço: Os agendamentos terão alteração durante o feriado: para agendar viagens para o dia 5 de janeiro (terça-feira) a pessoa deve ligar no dia 31 de dezembro (quinta-feira). O PAI-Serviço garante transporte gratuito porta a porta às pessoas com restrição severa de mobilidade. O PAI-Serviço atende pelo telefone 118; e também está disponível no aplicativo da Emdec.

Pátio: O recolhimento de veículos apreendidos por irregularidades ou infrações de trânsito, ao Pátio Municipal, será realizado normalmente durante o feriado prolongado. A liberação de veículos fica suspensa na quinta, dia 31 de dezembro e na sexta, dia 1 de janeiro. O atendimento será retomado na segunda, dia 4 de janeiro. O Atendimento do Pátio fica na Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, na Vila Industrial. O telefone para contato é o (19) 3772-7148. O atendimento no Pátio é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Procon: Os atendimentos no 151, no Procon Móvel, bem como nas unidades de atendimento do Agiliza e sede administrativa ficam suspensos na quinta, dia 31, na sexta, dia 1 de janeiro e no fim de semana. Já a unidade que atende no Poupatempo/Campinas Shopping seguirá a deliberação do Poupatempo (fecha nos dias 31 de dezembro, 1, 2 e 3 de janeiro). O atendimento retoma na segunda, dia 4 de janeiro. O Procon Digital receberá reclamações via web (www.procon.campinas.sp.gov.br) e pelo aplicativo. 


VEJA O QUE PODE FUNCIONAR SEGUNDO AS REGRAS DA FASE VERMELHA A PARTIR DESTA SEXTA-FEIRA, 1º

- Assistência à saúde, incluindo serviços médicos, hospitalares e de óticas  

- Serviços de segurança privada Transporte de passageiros por táxi ou aplicativo

- Serviços de alimentação, como restaurantes, bares e congêneres, por entrega (delivery) ou retirada (drive thru)

- Padarias, supermercados, atacadistas e comércios que vendam gêneros alimentícios e produtos de limpeza

- Farmácias

- Serviços bancários, incluindo casas lotéricas

- Indústrias e fábricas, com a capacidade máxima de 30% nos refeitórios

- Hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem

- Lavanderias e serviços de limpeza

- Entregas em geral

- Transportadoras, postos de combustíveis e derivados, armazéns, oficinas de veículos automotores, borracharias e serviços congêneres

- Construção civil com contratos para obras essenciais em vigor com a administração pública

- Veterinárias e pet

- Manutenção predial, elétrica ou hidráulica

- Lojas de materiais de construção

- Comércio de insumos para oficinas mecânicas

- Comércio de bens e serviços automotivos

- Abastecimento e logística de agropecuária e a agroindústria

- Serviços de entrega (delivery) ou retirada (drive thru) em geral

- Assistência técnica de eletroeletrônicos

- Atividades internas em comércios, escritórios e prestadores de serviço, sem atendimento a clientes

- Hospitais privados continuam proibidos de realizar cirurgias eletivas, até nova decisão e os serviços da Administração pública.

- Os templos religiosos poderão permanecer abertos, com 20% da capacidade. Mas maiores de 60 anos e pessoas com doenças prévias, não devem ir. A recomendação é de que os cultos sejam virtuais. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários