ACidade ON

Covid-19: Prefeitura de Campinas prev abrir mais 43 leitos de UTI
Reprodução: ACidade ON
Covid-19: Prefeitura de Campinas prev abrir mais 43 leitos de UTI

Você viu?

A Prefeitura de Campinas anunciou neste sábado (2) o plano de ampliação dos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) para pacientes com coronavírus. Isso porquê nesta semana a ocupação ficou acima de 75% e na segunda-feira (28), o SUS Estadual, sendo ele o HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp, atingiu 100% de ocupação - leia mais aqui.

De acordo com o prefeito Dário Saadi (Republicanos), o plano prevê a abertura de 43 leitos no SUS municipal caso os números da covid-19 continuem a subir em Campinas. Até o momento, o município tem 1.466 óbitos e 50.393 casos confirmados. Este número foi atualizado na quarta-feira (30) pela Administração.



Além do plano municipal, a Prefeitura também pedirá ao Estado que reforce a rede. "Decidimos também que vamos encaminhar um documento ao governo do estadual cobrando uma ampliação dos leitos do SUS Estadual. No auge da pandemia, o município tinha 155 leitos de UTI e o Estado, 90. Nesse momento, Campinas tem 74 leitos de UTI - o que corresponde a 50%, e o Estado 17 - o que corresponde somente a 20%", disse ele.

Ainda segundo o prefeito, o pedido de abertura de UTI para o Estado é de mais 29 leitos, para que chegue a 45 - o que dará 50% de leitos que o Estado tinha no auge da pandemia, entres os meses de julho e agosto.

Os leitos de UTI previstos estão distribuídos entre os hospitais Mário Gatti, Ouro Verde, Casa de Saúde e Santa Casa. "Mas esses leitos estão em processo de ampliação caso necessite. No Mário Gatti e Ouro Verde você tem que fechar outro serviço", disse.

Em relação às cirurgias eletivas continuam suspensas, também, disse Dário. "O número de ocupação de leitos se mantém estáveis comparado à quarta-feira (último boletim divulgado). Mas essa reunião de hoje é para que o município esteja preparado caso os números venham a aumentar", disse.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!