A 1ª fase do Vestibular da Unicamp acontece nesta semana e a Comvest ( Comissão Permanente para os Vestibulares ) destaca os horários e regras para a prova. Com mais de 77 mil inscritos, os candidatos terão que seguir um rígido protocolo de biossegurança, a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus.
De acordo com a comissão, estão inscritos no processo 77.655 candidatos, que irão concorrer a 3.237 vagas, em 69 cursos de graduação. Este ano, a Comvest dobrou o número de salas de prova, para garantir o distanciamento entre os candidatos.
No primeiro dia, nesta quarta (6), serão necessárias 1.460 salas para a aplicação da prova a 34.024 candidatos aos cursos do segmento de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas.
Já na quinta (7), serão utilizadas 1.921 salas para os 43.631 candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde. O tempo de prova também foi reduzido de cinco para quatro horas, com a diminuição de 90 para 72 questões na primeira fase.
MEDIDAS DE SEGURANÇA
A fim de evitar a disseminação do vírus, a Comvest preparou uma lista com orientações sobre as orientações sobre os protocolos de biossegurança, que deverão ser seguidos com rigidez pelos estudantes. O não cumprimento poderá levar a desclassificação do candidato. Confira as medidas:
- O acesso aos banheiros será ainda mais controlado devido às questões relacionadas à distância entre as pessoas. A higienização do espaço será constante;
- Se algum candidato desrespeitar as regras ele será alertado pela equipe de aplicação de provas e orientado quanto ao uso obrigatório da máscara, por exemplo. Persistindo na conduta inadequada, poderá ser desclassificado;
- O candidato poderá tomar água na própria sala e se alimentar, abaixando a máscara e mantida a distância. Não poderá haver aglomeração no corredor ou espaços de alimentação;
Você viu?
- Está permitido: água, sucos, doces, uso de bermudas e vestimentas leves;
- Haverá termômetros para usos eventual, em caso de necessidade, para ter mais uma informação sobre a condição de algum candidato que apresente condição de saúde suspeita;
- Os casos de pertencentes ao grupo de risco para agravamento da covid-19 informados à Comvest, em campo específico no Formulário de Inscrição, serão avaliados da mesma maneira como ocorre todos os anos com candidatos que apresentam alguma necessidade especial para a realização das provas;
- Desrespeitar as orientações e ter algum comportamento inadequado em relação às orientações sanitárias e de segurança poderá desclassificar o candidato;
-Se um candidato estiver com suspeita de covid-19, ele não deve sair de casa para fazer a prova;
- O distanciamento entre os candidatos será de, no mínimo 1,5 metro, dentro e fora das salas de prova.
CHEGAR COM ANTECEDÊNCIA
A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12h (horário de Brasília), já que o acesso aos locais de prova será permitido impreterivelmente até as 13h (horário de Brasília).
Outra orientação dada pela instituição aos candidatos que chegarem com antecedência é que não se aglomerem nos acessos e mantenham o distanciamento social de no mínimo 1,5 m até a entrada nas salas de prova. É obrigatório o uso de máscara em todos os espaços.
O QUE LEVAR PARA A PROVA
Os candidatos deverão levar álcool em gel e máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova. Devem levar a via original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso.
É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira.