ACidade ON

Cilindros que serão levados pela aeronave.
Divulgação/Azul Linhas Aéreas
Cilindros que serão levados pela aeronave.


Após o avião que iria buscar vacinas de Oxford na Índia voltar neste sábado (16) para Campinas depois um desencontro entre o governo brasileiro e o indiano, a aeronave deve partir, ainda na tarde de hoje, com destino a  Manaus, para levar cilindros de oxigênios ao Amazonas, que vive um colapso na saúde.

A aeronave A330neo da Azul saiu na última quinta-feira (14) de Campinas com destino à Recife, onde partiria sentido à Mumbai para buscar 2 milhões de doses da vacina. No entanto, o voo foi adiado após o governo indiano afirmar que ainda não sabe quando disponibilizará as vacinas. O país começou a vacinação apenas hoje (16).

Com o adiamento da viagem para buscar o imunizante, o avião retornou novamente para Viracopos, e será usado para levar os equipamentos à capital amazonense. A aeronave pousou em Campinas às 6h43, e tem a nova saída prevista para as 14h.

Durante a noite, o Ministério da Saúde afirmou que o avião deve partir neste sábado com carregamento de cilindros, levando a capacidade máxima suportada pelo avião para esse tipo de carga, mas ainda sem confirmar a quantidade de cilindros.

Segundo o Ministério, os cilindros serão encaminhados para abastecer as unidades de saúde de Manaus. Na nota, o governo disse ainda que o avião teve a missão das vacinas reprogramada "devido questões diplomáticas entre Brasil e Índia", mas que o voo para buscar os imunizantes deverá ocorrer nos próximos dias.

VACINAÇÃO

No dia em que o avião partiu de Campinas com previsão de ir para Índia, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuelo, afirmou, durante reunião com a FNP (Frente Nacional de Prefeitos) que a vacinação no Brasil iria começar no dia 20 contando com o carregamento vindo da Índia.


Você viu?

As 2 milhões de doses da vacina de Oxford faz parte de um lote de importação solicitada pela Fundação Oswaldo Cruz ao laboratório Serum. A Índia responde pela produção de aproximadamente 60% das vacinas utilizadas no mundo.

Após os impasses entre Brasil e Índia, ontem, o ex-prefeito de Campinas e presidente da FNP mostrou revolta, afirmando que "não é um mero atraso de voo, mas negociação comercial não efetivada", dizendo ainda que o governo federal "precisa falar a verdade para o povo brasileiro" .

Em São Paulo, a vacinação está prevista para o dia 25 sendo o cronograma do governo estadual. No entanto, o Estado ainda aguarda a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso do imunizante no caso a CoronaVac- para uso emergencial.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária marcou para amanhã (17) a reunião de sua diretoria para deliberar sobre os pedidos de autorização emergencial dessas duas vacinas, tanto a de Oxford, como a Coronavac.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!