ACidade ON

Vacina da Covid-19 chega hoje em Campinas.
Reprodução
Vacina da Covid-19 chega hoje em Campinas.


Após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar o uso emergencial das vacinas contra a covid-19, as cidades da região estão próximas de iniciar a vacinação . O envio das doses da CoronaVac , desenvolvida pelo Instituto Butantan, começa hoje (18) no Estado, e em Campinas , o HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp será a primeira unidade na região a receber o carregamento.

O HC foi selecionado pelo Estado por ser hospital-escola e receber grande fluxo de pacientes da região. Outros hospitais estaduais com esse mesmo perfil também recebem as doses hoje.

O objetivo, segundo o Estado, é que profissionais da linha de frente sejam protegidos o quanto antes. Após o carregamento dessas unidades, as doses seguem para as prefeituras.

Campinas é listada ainda como uma das 200 maiores cidades que vão receber as doses diretamente do Estado, e vai funcionar como centro de distribuição, sendo que cidades menores vão retirar a vacina do Centro de Vigilância Epidemiológica, na região Central. Policia Militar e Guarda Municipal montam um forte esquema de segurança para receber a vacina.

Ontem (17) a Prefeitura de Campinas afirmou que se as doses municipais chegarem hoje, é possível que a vacinação já se inicie imediatamente .

Segundo a Administração, a vacinação na cidade vai começar pela aplicação em 15 mil profissionais de saúde, que receberão a primeira dose da vacina. O número não conta os profissionais do HC, que receberão as doses diretamente do governo estadual e também montou um plano de vacinação.

Você viu?


COMO VAI FUNCIONAR DEPOIS?

De acordo com a prefeitura, para evitar aglomeração e tudo ser feito de forma organizada, haverá um sistema de agendamento de horários e locais.

Quando começar a fazer o agendamento, o morador de Campinas deverá informar em qual grupo está inserido. Depois coloca o nome completo e CPF. Caso seja profissional de saúde, deverá informar qual ramo trabalha.

Após isso, aparecerá o horário para agendamento e a pessoa escolhe o horário e local no qual quer ir realizar a aplicação da vacina.

"O cidadão poderá entrar no site da Prefeitura de Campinas. Caso não tenha internet, poderá ligar no 160 ou pode até ir no Centro de Saúde mais próximo", explicou a diretora do Devisa (Departamento de Vigilância de Saúde), Andrea Von Zuben. 

LOCAIS DE VACINAÇÃO

As vacinas serão aplicadas em pelo menos cinco centros de vacinação, um por região da cidade, havendo possibilidade de ampliação. Dos locais, quatro já foram definidos:

- Naed Noroeste - Avenida Ibirapuera, s/nº, Jardim Londres (região Noroeste);
- Centro de Vivência do Idoso Lagoa do Taquaral - portão 5 (região Leste);
- Círculo Militar- Avenida Getúlio Vargas, 200. Jardim Chapadão (região Norte);
- CAIC Sudoeste Rua José Augusto de Mattos, s/nº, Vila União (região Sudoeste).

O ponto de vacinação da região sul está sendo definido, mas a expectativa é que seja na região do Hospital Mário Gatti. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!