ACidade ON

Casa da família de criança torturada é depredada por vizinhos
Reprodução: ACidade ON
Casa da família de criança torturada é depredada por vizinhos

A casa da família do menino de 11 anos encontrado acorrentado a um barril no sábado (30)  foi depredada por vizinhos no Jardim Itatiaia, em Campinas. O caso ocorreu na noite de segunda-feira (2), entre 21h e 22h.

A cozinha foi o ponto da casa mais revirado, e aparelhos eletrônicos, incluindo uma TV, e utensílios domésticos foram jogados ao chão.  O tio da vítima, Paulo dos Santos, confirmou a depredação e disse que chegou a ir  no local ontem para pedir aos vizinhos que parassem com a situação.

O caso da criança gerou repercussão nacional após ele ser libertado e revoltou os moradores do bairro, que denunciaram a tortura. Após o resgate, o menino continua internado no Hospital Municipal Ouro Verde, segundo a Secretaria de Saúde. O estado de saúde dele é estável e a criança está na unidade para ganho de peso. Ao ser encontrado, a criança estava pesando 27 kg, enquanto o peso ideal para sua idade seria de 35 kg.

Nesta terça-feira (2), a Prefeitura de Campinas informou ainda que abrirá uma investigação para apurar eventuais falhas e omissões dos serviços públicos municipais e da entidade conveniada no caso do menino .

Ontem, o Ministério Público também anunciou que vai instaurar um procedimento de investigação para apurar a conduta dos setores públicos em relação à omissão. O caso agora é acompanhado pela Vara de Infância e Juventude de Campinas.

O pai, um auxiliar de serviços gerais, de 31 anos, vai responder pelo crime de tortura, enquanto as mulheres, sendo a madrasta da criança e a filha dela, pelo crime de omissão. O trio teve a prisão preventiva decretada ontem e continua encarcerado.

Você viu?

CONSELHO TUTELAR

Após a repercussão, o Conselho Tutelar de Campinas negou na noite de ontem que tinha ciência da situação da criança. O órgão emitiu uma nota à população e à imprensa dizendo que a informação recebida em dezembro e janeiro era de que a "situação da criança e família vinha evoluindo bem e positivamente".

A nota do Conselho foi divulgada após vizinhos afirmarem que o órgão acompanhava o caso. No domingo (31), um membro do Conselho Tutelar admitiu que já acompanhava a denúncia de maus-tratos a criança há pelo menos um ano. O conselheiro afirmou que iria apurar se houve falha.

ENTENDA O CASO

O pai da criança, a namorada dele e a filha da mulher foram presos no último sábado (30) manter o menino de 11 anos, acorrentado e sob maus-tratos, no Jardim Itatiaia.

Segundo a Polícia Militar, foi constatado que o menino era mantido nu, acorrentado pelas mãos e pés em um tambor de ferro exposto ao sol. O local, com menos de quatro metros quadrados, era coberto por uma telha do tipo brasilit e com uma pia de mármore por cima, para impedir a saída do garoto.

Em depoimento, o garoto, encontrado em situação de desnutrição, afirmou que não comia nada há três dias e era mantido naquela situação frequente no barril desde que completou 10 anos. Os policiais tiveram que usar uma ferramenta de corte para tirar as correntes e os cadeados que prendiam a criança ao barril. Os responsáveis legais do menino receberam voz de prisão em flagrante.


A madrasta, a filha dela e o pai do menino foram presos em flagrante. O pai vai responder pelo crime de tortura, enquanto as mulheres pelo crime de omissão.

A princípio, a informação era de que o menino não seria filho biológico e que o homem tinha "pego para criar". Depois, o homem, que tem a guarda do menino, confessou que era pai biológico, dizendo que a mãe tinha abandonado a criança.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!