ACidade ON

Após vacinar idosos em asilos, Campinas começa a vacinar idosos com mais de 90 anos.
Adriano Rosa/Prefeitura de Campinas
Após vacinar idosos em asilos, Campinas começa a vacinar idosos com mais de 90 anos.

Campinas começa nesta quinta-feira (4) a vacinar contra a Covid-19 idosos acima de 90 anos e outras 13 categorias de profissionais que atuam em serviços de saúde. A aplicação de doses faz parte da 3ª etapa de vacinação municipal. O agendamento para esses grupos começou ontem .

Segundo a Prefeitura, a cidade conta com cerca de 3,3 mil idosos nesta faixa etária, mas parte deles já foram vacinados nas ILPIs (Instituições de Longa Permanência de Idosos).  Nos asilos, a vacinação começou no dia 27 de janeiro e já foram aplicadas 2.134 doses de vacina. Deste total, 58,2% foram recebidas por idosos e 41,8% por trabalhadores das instituições.   

Além dos idosos acima de 90 anos, esta nova fase abrangerá funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres e outros grupos de profissionais de saúde (veja a lista abaixo).

Até ontem (3), a cidade contava com 28.515 pessoas vacinadas, entre elas profissionais de saúde que trabalham diretamente na assistência a casos de covid-19, profissionais de saúde que não estão na linha de frente e idosos que vivem asilos e seus cuidadores, que fazem parte dos contemplados nas fases anteriores.

COMO E ONDE SE VACINAR 

A vacina está sendo aplicada em dois Centros de Imunização: Centro de Vivência dos Idosos (Lagoa do Taquaral - Portão 5) e Caic (Rua José Augusto de Mattos, s/nº, Vila União). Cada centro tem capacidade de aplicar 1 mil doses por dia. 

Para se vacinar, os profissionais de saúde e idosos devem fazer um agendamento pelo site , pelo número 160 ou pelo Centro de Saúde. Só será possível agendar enquanto houver doses disponíveis. 


Segundo a Saúde, caso o idoso com mais de 90 anos tiver dificuldade para sair do carro, a equipe do Centro de Imunização atenderá no veículo, e se ele não tiver condições de ir a um centro de vacinação, a aplicação da vacina será feita em domicílio.

Para isso, o responsável ou o idoso deve entrar em contato com o centro de saúde mais próximo, ligar no telefone 160 ou acessar o chat do portal de vacina para orientações.

Vale lembrar que as categorias que estavam com os agendamentos abertos (médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas, fisioterapeutas, técnicos em laboratórios de análises clínicas e motoristas de ambulância) continuarão a ser vacinadas.

"Todas as pessoas que já estavam contempladas continuam podendo agendar uma data para fazer a vacinação. A partir de agora é acumulativo. Não é sai um público e entra outro", explicou a diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) Andrea von Zuben.   

Veja abaixo todos os grupos que atualmente podem ser contemplados com a vacinação. Vale lembrar que para profissionais da linha de frente, que atuam diretamente com atendimento de casos de covid-19, o agendamento não é necessário. Para as demais categorias e demais faixas etárias ainda não há cronograma definido. 

Você viu?

 GRUPOS QUE PODEM FAZER O AGENDAMENTO NA 3ª ETAPA:

- idosos acima de 90 anos;
- assistentes sociais;
- biólogos;
- biomédicos;
- farmacêuticos;
- fonoaudiólogos;
- nutricionistas;
- médicos-veterinários
- psicólogos;
- profissionais de educação física
- terapeutas ocupacionais;
- técnicos e auxiliares de saúde bucal; - auxiliares em laboratórios de análises clínicas
- funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres;

GRUPOS QUE CONTINUAM O AGENDAMENTO E VACINAÇÃO:

- médicos; 
- enfermeiros; 
- técnicos e auxiliares de enfermagem; 
- cirurgiões dentistas; 
- fisioterapeutas; 
- técnicos em laboratórios de análises clínicas;
- motoristas de ambulância.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!