A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) inicia nesta segunda-feira (8) a aplicação das provas da segunda fase do Vestibular 2021 .
Ao todo 15.470 candidatos farão as provas, que serão aplicadas entre hoje e amanhã (9). Os estudantes concorrem a 3.237 vagas para 69 cursos de graduação da universidade.
Hoje serão aplicadas as provas comuns a todos os candidatos, que incluem redação, questões de língua portuguesa e de língua inglesa. Já amanhã, além das questões de matemática e as provas indisciplinares de ciências humanas e ciências da natureza, serão aplicadas as provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso do candidato.
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A prova tem duração de cinco horas e o candidato poderá deixar a sala a partir das 15h.
Além de Campinas, os exames serão aplicados em mais 21 cidades do país, sendo seis capitais (entre elas São Paulo), e outras 15 cidades paulistas. Os locais de prova foram divulgados no mês passado.
Para evitar o contágio do novo coronavírus, a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) anunciou que usará 715 salas para aplicar as provas, mais que o dobro do ano passado. Em média, segundo a comissão, serão 20 candidatos por sala, que devem usar máscara e manter distanciamento de no mínimo 1,5 metros.
EM MENOR NÚMERO
Neste ano, a primeira fase do Vestibular 2021 da Unicamp terminou com abstenção geral de 13,8% - o maior percentual desde 2003.
No total, 77.655 candidatos foram inscritos, mas 66.936 estiveram presentes. Destes 66,9 mil, apenas 15,4 mil foram selecionados para a segunda fase.
Você viu?
O QUE LEVAR PARA A PROVA
Segundo a Comvest, os candidatos deverão levar álcool em gel e máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova. Devem levar ainda o documento original de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha.
Será permitido o uso de régua transparente e compasso. A Comvest libera que o candidato leve água, sucos, doces e também permite o uso de bermudas e vestimentas leves. Segundo a comissão, os candidatos poderão tomar água/sucos na sala e se alimentar, abaixando a máscara por um curto período de tempo e mantida a distância.
Vale lembrar que é vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira.
PRÓXIMAS DATAS
Após a segunda fase, a Unicamp aplica as provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança. Os exames serão feitos nos dias 11 e 12, somente em Campinas.
A primeira chamada para os aprovados será divulgada dia 10 de março e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula online (não presencial) no dia 15, pela página eletrônica da Comvest.
As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2021, disponível no
site da Comissão
.