ACidade ON

Segunda fase do vestibular da Unicamp acaba hoje.
Divulgação/Unicamp
Segunda fase do vestibular da Unicamp acaba hoje.

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) encera nesta terça-feira (9) a aplicação das provas da segunda fase do Vestibular 2021. Os estudantes concorrem a 3.237 vagas para 69 cursos de graduação da universidade. 

Hoje serão aplicadas as provas comuns a todos os candidatos, formadas por questões dissertativas de matemática, ciências da natureza e ciências humanas, e pelas questões das provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso do candidato. Ontem, os candidatos fizeram as provas de redação, questões de língua portuguesa e de língua inglesa. 

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A prova tem duração de cinco horas e o candidato poderá deixar a sala a partir das 15h. 

Ao todo, 15.470 candidatos foram selecionados para a segunda fase, sendo que a primeira fase contou com 66,9 mil estudantes que fizeram os exames, com abstenção recorde desde 2003.

Destes 15,4 mil selecionados, 14.185 estiveram presentes no 1º dia de provas, sendo que ontem a universidade registrou a menor abstenção em 10 anos, com 8,3% de ausência de candidatos. 

Além de Campinas, os exames são aplicados em mais 21 cidades do país, sendo seis capitais (entre elas São Paulo), e outras 15 cidades paulistas. 

Para evitar o contágio do novo coronavírus, a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) anunciou que usa 715 salas para aplicar as provas, mais que o dobro do ano passado. Em média, segundo a comissão, são 20 candidatos por sala, que devem usar máscara e manter distanciamento de no mínimo 1,5 metros. 

DESISTÊNCIA 

O diretor do Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares), José Alves de Freitas Neto, afirmou ontem que acredita que a prova de hoje deve se manter com número baixo de desistentes, apesar do segundo dia de prova ter histórico de abstenção maior. 

"Às vezes, no segundo dia, tem uma elevação. Porque a pessoa não foi bem, ou desistiu mesmo. Mas esperamos que esteja na média, uma questão de décimos (de diferença)", disse. 

Entre as 22 cidades que aplicaram a prova, Fortaleza teve o maior índice de abstenção, com 13,2%. Em Campinas, 6,7% dos alunos não fizeram a prova e, na capital, 9,3%.

PRÓXIMAS DATAS

Após a segunda fase, a Unicamp aplicará as provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança. Os exames serão feitos nos dias 11 e 12, somente em Campinas. 


A primeira chamada para os aprovados será divulgada dia 10 de março e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula online (não presencial) no dia 15, pela página eletrônica da Comvest. 

As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2021, disponível no site da Comissão .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!