Nove meses depois do fechamento polêmico do Poupatempo que funcionou por 22 anos em um prédio na Avenida Francisco Glicério , a nova unidade na região central de Campinas ainda não saiu do papel. Nesta quarta-feira (11), uma reunião entre a Prefeitura de Campinas e a Prodesp (empresa de informática do governo de São Paulo) foi realizada, mas uma data de implantação da nova unidade ainda não foi definida.
O local disponibilizado pela Administração em 2020, ainda no governo Jonas Donizette (PSB), oferece atendimento à população em uma área do Paço Municipal onde funciona serviços como o Porta Aberta entre outros. Porém, ele ainda continua sendo avaliado pela Prodesp.
Sobre a demora para a definição, o órgão estadual informou, por meio de nota, que o diálogo para a reabertura "está aberto" e que a unidade "também prevê a inclusão de serviços municipais ao atendimento do Poupatempo". Porém, não especificou se isso irá ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.
Atualmente o serviço do Poupatempo funciona na cidade na unidade localizada no Campinas Shopping. Lá, também é concentrado a unidade do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). As unidades só atendem com horário previamente agendado.
NOVA REUNIÃO
Apesar da indefinição, foi marcada para a próxima quarta-feira, dia 17, uma nova visita de representantes do Estado, para o aprimoramento do projeto. Além disso, segundo a Prefeitura, a área do Paço Municipal já foi aprovada pela Prodesp e continua à disposição do Estado, segundo nota oficial.
"Nossa prioridade é que Campinas tenha uma unidade do Poupatempo no Centro, onde há grande circulação de pessoas que vêm à região para tratar resolver questões diversas", disse o prefeito mas ainda sem definição se isso vai ocorrer ainda neste primeiro semestre.
Ainda segundo Dário, as perspectivas são boas e em breve a cidade deve contar com uma nova unidade do Poupatempo.
A reunião de hoje contou com a presença do prefeito, Dário Saadi (Republicanos) e do diretor da Prodesp, Murilo Macedo. Saadi foi acompanhado dos vereadores Paulo Haddad (Cidadania) e Luiz Henrique Cirillo (PSDB). O representante do Poupatempo localizado no Campinas Shopping, Paulo Sérgio Andrade também participou do encontro.