ACidade ON

Exposição na Casa de Vidro relembra e revive o Carnaval de Campinas
Reprodução: ACidade ON
Exposição na Casa de Vidro relembra e revive o Carnaval de Campinas

A exposição " Do Samba ao Carnaval A influência rítmica afrodescendente " entra em cartaz quarta-feira (17), às 9h, na Casa de Vidro no Lago do Café, em Campinas . A entrada é franca.

A mostra conta com 50 painéis nas medidas 60 x 40 cm, fazendo um recorte do carnaval na cidade; os desfiles das escolas de samba do município e os blocos históricos que influenciaram os diversos blocos atuais. A exposição pode ser visitada até 20 de março, está aberta ao público às quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h às 13h.

A exposição também traz fotos da história da Banda do Boi, do Leão da Várzea, de escolas de samba da cidade e do Samba de Bumbo, além de blocos como o Nem Sangue Nem Areia, Nação Maracatu / Urucungos, Puitas e Quinjegues, e os atuais BerraVaca, Unidos do Candinho, União Altaneira, Cupinzeiro entre outros.

Essa exposição foi realizada pela primeira vez em 2011, foi resultado de uma parceria entre a Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Cepir) da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Coordenadoria de Extensão Cultural da Secretaria de Cultura e do Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).



Em 2019, o material foi "resgatado" e atualizado com um novo acervo com imagens contemporâneas. A mostra conta com os acervos fotográficos do Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS), de Aluízio Jeremias, área de fotografia da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas e da fotógrafa Fabiana Ribeiro que, desde 2013, se dedica ao registro dos blocos na cidade.

Na versão para a Casa de Vidro, o acervo de objetos do Museu da Cidade se somam à mostra: são instrumentos dos Blocos do início do século 20, uma recente doação do Bloco Nem Sangue, Nem Areia e uma das fantasias luxuosas de Carlito Maia.

SERVIÇO
Exposição: " Do Samba ao Carnaval A influência rítmica afrodescendente"
Período: de 17 de fevereiro até 20 de março
Disponível às quartas, quintas e sextas-feiras
Das 9h às 13h
Local: Casa de Vidro Museu da Cidade - Lago do Café
Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 2145 - Parque Taquaral, Campinas - SP
Entrada gratuita

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!