ACidade ON

Dário Saadi quer que Estado amplie leitos de UTI-Covid em Campinas.
Carlos Bassan
Dário Saadi quer que Estado amplie leitos de UTI-Covid em Campinas.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) informou que vai enviar ainda nesta quarta-feira (17) um documento ao Estado no qual irá informar a situação da cidade em relação à ocupação de UTI-Covid e fará um pedido de ampliação dos leitos .

De acordo com o secretário de Saúde, Lair Zambon, há 45 dias a taxa de ocupação era de quase 70% e a cidade possuía 74 leitos UTI e 119 leitos de enfermaria. O Estado era responsável por 17.

Hoje, com ocupação de 90%, os leitos de UTI municipal são 107 e no Estado continuam os mesmos 17, que ficam no HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).



Além disso, a taxa de transmissão da covid-19 preocupa a Saúde. Atualmente ela está em 1,2 o que é considerada alta. "Quando falamos em 90% praticamente não achamos vagas", disse.

O prefeito disse que vai enviar ainda hoje um documento ao Estado em que vai informar a situação da cidade e o pedido de ampliação dos leitos.

"Não estamos passando o pires, mas queremos que o Estado faça a sua parte porque estamos vivendo um agravamento da doença na cidade. No auge da pandemia, o Estado chegou a oferecer 93 leitos. Vimos notícias de que o Estado iria mandar verba e abrir novos leitos, mas até agora nada", comentou Dário.

A ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) para covid-19 em Campinas aumentou nesta quarta-feira (17), chegando a 82,81%. De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, a cidade tem 13 leitos livres para o SUS. Ontem, o índice era de 81,25% e ele ficou estável por dois dias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!