ACidade ON

Covid-19: Devisa alerta que nova variante circula em Campinas
Reprodução: ACidade ON
Covid-19: Devisa alerta que nova variante circula em Campinas

O Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) fez um alerta na tarde desta quarta-feira (17) e informou que a nova variante do coronavírus já está circulando por Campinas . Houve um aumento de casos e internações e por conta disso, a secretaria de Saúde conseguiu autorização para realizar o sequenciamento genético de pacientes junto ao Instituto Adolfo Lutz.

Na última segunda-feira (17), a pasta divulgou que a nova variante já foi identificada na cidade. Ela veio com uma paciente de 78 anos que veio de Manaus no dia 14 de janeiro e desembarcou no aeroporto internacional de Viracopos.

A diretora do Devisa, Andrea von Zuben, explicou que a conclusão foi feita por conta do padrão epidemiológico de transmissão e óbitos das últimas semanas.

"Sabemos que chegou uma pessoa de fora, de Manaus, que depois teve essa identificação da nova variante. Monitoramos tudo e pareceu que não houve transmissão em Campinas, mas pode ter ocorrido", explicou.


Por conta dessa mudança epidemiológica, o Devisa já conseguiu autorização para realizar o sequenciamento genético e descobrir se a nova variante já circula na cidade. Essa medida será feita em pacientes mais graves ou com idades inferiores a 40 anos.

"Ainda não temos certeza dessa circulação. Não temos nada documentado de um campineiro com essa variante. Mas com essa autorização, se tiver circulando, muito provavelmente vamos conhecer", disse.

Hoje Campinas tem 1.786 mortes e 66.446 casos confirmados desde março de 2020.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!