ACidade ON

Com caos na Saúde, Campinas mantém volta presencial nas escolas em março
Reprodução: ACidade ON
Com caos na Saúde, Campinas mantém volta presencial nas escolas em março

O secretário de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, afirmou nesta segunda-feira (22) que manterá a volta presencial na rede municipal de ensino marcada para o dia 1º de março, durante a fase amarela do Plano São Paulo no município. A afirmação ocorre no segundo dia seguido de 100% de lotação nos leitos municipais para Covid-19 ocupados, em reunião na Câmara de Campinas transmitida on-line.

Tadeu Jorge disse que, enquanto houver a fase amarela em Campinas, o adiamento não deve ocorrer. A comunidade escolar - principalmente os servidores públicos - tem manifestado preocupação com a retomada das aulas nas escolas, principalmente após unidades particulares e estaduais suspenderem as atividades devido a casos confirmados de covid-19.

Hoje, o secretário prestou esclarecimentos sobre a situação em uma reunião da Comissão Permanente de Educação e Esporte em Conjunto com a Comissão de defesa dos Direitos Humanos e Cidadania. "Não teremos adiamento se a fase amarela persistir. Embora entenda as colocações e críticas ao Plano São Paulo, o critério único de disponibilidade de leitos não é adequado. Mas o plano é mais que isso. É um indicador que podemos utilizar", explicou ele.

A princípio os alunos ficarão apenas três horas presenciais nas escolas e deverão receber duas refeições durante esse período. Em formato de rodízio com 50% de capacidade, os estudantes participarão das aulas seguindo o distanciamento social de 1,5 metro, além de usar equipamentos de segurança, como as máscaras e álcool em gel.

CAIC E PROTOCOLO

O secretário também afirmou que está avaliando como irá conciliar a volta às aulas na escola Caic, no bairro Vila União, uma vez que o local é usado como ponto de vacinação contra a covid-19. "Tentaremos conciliar essa questão da melhor maneira possível. Não vamos deixar desassistida essa situação. Se não for possível, (conciliaremos) em outro espaço. Mas de forma alguma vai afetar a vacinação", disse.

Em caso de confirmação de casos de coronavírus entre alunos, professores ou funcionários da rede municipal, Tadeu Jorge disse que ele será afastado imediatamente e encaminhado para um acompanhamento médico.


VACINAÇÃO

O secretário municipal também disse que está trabalhando para que os educadores sejam contemplados no cronograma de vacinação contra a covid-19. Na sexta-feira (19), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que avalia vacinar os educadores do país no cronograma de março, mas ainda não garantiu a aplicação de doses para o segmento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!