O acirramento da pandemia de Covid-19 em Campinas
manteve a lotação máxima ocupação nos leitos de UTI
(Unidade de Tratamento Intensivo) para Covid-19
, mesmo após a abertura de mais três leitos de UTI no Hospital Samaritano - pagos pelo município.
A situação é considerada grave há duas semanas, quando a cidade bateu 100% de ocupação no SUS municipal e as internações começaram a lotar os hospitais públicos e privados. Hoje (8), a taxa de ocupação municipal é de 97,48% - muito parecida com a da última sexta-feira (5), quando estava em 97,41%.
No total, a rede pública municipal tem 119 leitos, dos quais 116 estão ocupados. Já no HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp, são 30 leitos disponíveis, sendo que 28 estão ocupados. Com isso, o paciente SUS tem cinco leitos de UTI livres na cidade hoje.
Por conta da situação, no início da tarde de hoje a Prefeitura adiantou uma expansão na rede de atendimento para o tratamento da doença com a ampliação de leitos de enfermaria e UTI na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Anchieta Metropolitana e no Hospital Metropolitano.
Na UPA, foram abertos hoje 24 leitos de enfermaria para pacientes com covid-19. Já, no Metropolitano são mais 10 leitos de UTI e 20 de enfermaria covid, porém só serão abertos a amanhã.
O Estado também anunciou novos leitos no AME (Ambulatório de Especialidades Médicas). A Câmara de Campinas divulgou que o governo estadual informou que serão 20 leitos destinados para a covid-19 no Ambulatório.
Você viu?
No AME, o governador João Doria (PSDB) afirmou que haverá atendimento para pacientes graves de coronavírus. Além de Campinas, outras 10 cidades terão essa estrutura, a maior também nos AMEs de cada município. No total serão abertos 140 novos leitos de UTI e 140 de enfermaria nos serviços ambulatoriais. Mas não detalhou como será em Campinas. A reportagem entrou em contato com a secretaria estadual e ainda aguarda uma posição do estado.
Ainda segundo a Câmara, os leitos do AME precisam de um ofício do prefeito para serem viabilizados e isso iria ocorrer após uma reunião com o prefeito (Dário Saadi) para solicitar que o documento seja providenciado.
LEITOS HOJE
Ainda segundo o boletim da Prefeitura, ao todo contando com leitos públicos e privados, Campinas conta com 327 leitos de UTI exclusivos para pacientes com covid-19. Deste total, 300 estão ocupados, o que corresponde a 91,74%. Há 27 leitos livres somando as redes pública e particular.
Os leitos estão divididos da seguinte forma:
- SUS Municipal: 119 leitos, dos quais 116 estão ocupados, o que equivale a 97,48%. Há 3 leitos livres.
- SUS Estadual: 30 leitos, dos quais 28 estão ocupados, o que corresponde a 93,33%. Há 2 leitos livres.
- Particular: 178 leitos, dos quais 156 estão ocupados, o que equivale a 87,64%. Há 22 leitos livres.
Hoje, segundo o balanço da Prefeitura, Campinas chegou a 1.944 mortes pela doença desde o início da pandemia há quase um ano.