Campinas envia PL à Câmara para participar de consórcio de vacinas
Reprodução: ACidade ON
Campinas envia PL à Câmara para participar de consórcio de vacinas

A Prefeitura de Campinas enviou hoje (9) à Câmara Municipal o PL (Projeto de Lei) para inserção do município no consórcio de compra de vacinas contra Covid-19 da FNP (Frente Nacional de Prefeitos). Segundo o Legislativo, a previsão é que o projeto seja votado com agilidade, nesta semana ou na próxima.

O coletivo, chamado de Conectar, pretende a partir do dia 22 de março fazer negociações de forma independente do Ministério da Saúde. O objetivo é aumentar a oferta de vacinas contra a covid no país e acelerar a vacinação. Caso a pasta federal opte por ceder a verba, as vacinas adquiridas serão incluídas no PNI (Programa Nacional de Imunização).

Você viu?

Se o valor vier das secretarias municipais de Saúde, cada município receberá a cota proporcional ao total investido na compra dos imunizantes. Até o momento, 2.172 cidades aderiram ao coletivo, sendo 25 capitais, representando cerca de 142 milhões de pessoas. As cidades têm agora até o dia 19 de março para aprovar a participação nas câmaras municipais. Na RMC, são 16 cidades que já aderiram ao coletivo (leia mais abaixo).

Em Campinas, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) informou à Câmara sobre a urgente necessidade de vacinação em massa da população brasileira. "Não só para frear o iminente colapso generalizado na área da saúde, evitando mortes por desassistência, como também para retomar a atividade econômica, a geração de emprego e renda e o convívio social", disse. O termo de adesão de Campinas foi encaminhado à FNP na última sexta-feira (5).


REGIÃO

Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), 16 cidades aderiram até o momento ao consórcio, segundo balanço atualizado da FNP. São elas: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d'Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Vinhedo e Itatiba.

Entre as cidades que não aderiram até o momento, estão: Engenheiro Coelho, Monte Mor, Morungaba e Valinhos. Segundo a FNP, as cidades poderão se inscrever futuramente caso queiram e aprovem o projeto no Legislativo municipal até o dia 19 de março.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!