Unicamp tem aumento da aprovados da rede pública.
Divulgação/Unicamp
Unicamp tem aumento da aprovados da rede pública.

O número de estudantes de escolas públicas aprovados na primeira chamada do Vestibular 2021 da Unicamp chegou a 49,8% do total de convocados. Os nomes dos aprovados foram divulgados ontem pela universidade. 

Segundo a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), dos 3.247 aprovados, 1.616 estudantes fizeram o ensino médio em escolas da rede pública de ensino.

O índice supera o do ano anterior, quando o percentual foi de 47,5% (1.510 estudantes), somadas as modalidades Vestibular e Enem. Por causa de atritos entre as datas, neste ano a Unicamp absorveu as vagas da modalidade Enem-Unicamp, que não foi oferecida. Segundo a universidade, ao todo foram 639 vagas previstas pelo edital foram transferidas para o vestibular. 

ESTUDANTES NEGROS E DE BAIXA RENDA

Outro percentual que registrou aumento foi o de estudantes de baixa renda, os mesmos beneficiados com a isenção total da taxa de inscrição. Neste ano, segundo a Comvest, foram aprovados em primeira chamada 629 candidatos isentos, o que representa 19,4% do total de convocados.  

O número é bastante superior ao do ano passado, quando haviam sido convocados em primeira chamada, 281 estudantes beneficiados pela isenção no Vestibular e outros 104 na modalidade Enem, totalizando 385 isentos e um percentual de 11,9%. 

No entanto, em relação à aprovação de estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas na primeira chamada do Vestibular 2021, o índice ficou menor. 

Você viu?

Segundo a Comvest, foram aprovados 33,8% do total, o que significa 1.098 estudantes. No ano anterior, o percentual registrado foi de 36,7%, somadas as modalidades Vestibular e Enem, o que representou 1.183 estudantes pretos e pardos aprovados. 

De acordo com a universidade, em alguns cursos, o índice foi maior, como em História (50%), Ciência da Computação (50%), Ciências Econômicas (48,6%), Química (46%) e Enfermagem (45%). 

Desde o Vestibular 2019, a Unicamp adota a política de cotas para estudantes autodeclarados pretos e pardos, que visa garantir um percentual mínimo de 25% dos matriculados em todos os cursos e turnos. Já os candidatos oriundos de escolas públicas podem participar do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social que prevê bonificação nas notas da primeira e da segunda fase. 

RESULTADOS DE ESFORÇOS

Para o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto os indicadores mostra que a Unicamp cumpre as metas de inclusão mesmo durante a pandemia. Para ele, "Os números estão relacionados com as políticas adotadas de migração das vagas da modalidade Enem-Unicamp para o vestibular e também pela forma como a prova foi concebida", disse José Alves. 


Todos os aprovados na primeira chamada do Vestibular Unicamp 2021 deverão fazer a matrícula eletrônica exclusivamente no dia 15 de março, das 9h às 17h, na página da Comvest

A Comissão deve divulgar a lista de convocados em segunda chamada no Vestibular Unicamp 2021 no próximo dia 17 de março. Ao todo, estão previstas até sete chamadas. As notas dos candidatos no Vestibular 2021 estarão disponíveis a partir do dia 10 de março, também no site da Comvest.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!