O fechamento de um estabelecimento
que funcionava descumprindo as normas da fase emergencial
terminou em confusão na noite de ontem (22) em Campinas
. Segundo a Prefeitura, o proprietário de uma adega no bairro San Martin rompeu o lacre colocado pela Vigilância Sanitária após o estabelecimento ser interditado.
Em vídeo gravado por moradores da rua, é possível ver o momento em que o homem é algemado e colocado na viatura da Polícia Militar, em meio a briga e resistência. Na rua, uma mulher também tenta agredir os policiais durante a ação.
Segundo testemunhas, a PM pediu que ele fechasse o estabelecimento por ter aglomeração, quando houve revolta e o homem começou a briga. O boletim de ocorrência foi solicitado, mas ainda não foi divulgado.
Ainda de acordo com a Prefeitura, o proprietário da adega foi detido e conduzido ao 1º DP (Distrito Policial) e vai responder por infração ao disposto no Art. 268 do Código Penal, que penaliza aquele que infringe determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.
Por regra, os estabelecimentos que descumprirem qualquer medida da fase emergencial serão penalizados com multa de 800 Ufics (R$ 3.030). O local também será interditado imediatamente, e o responsável levado para a delegacia para assinar um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) por desrespeito às medidas sanitárias.