AME volta a ser exclusivo para covid-19 a partir desta quinta
Reprodução: ACidade ON
AME volta a ser exclusivo para covid-19 a partir desta quinta

O AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Campinas volta nesta quinta-feira (25) a ser usado para atendimento de pacientes com covid-19 . Inicialmente, a Prefeitura de Campinas havia confirmado a reabertura do AME na sexta-feira (26), mas o estado adiantou a data para hoje .

O AME é gerenciado pelo governo estadual e em outubro do ano passado deixou de ser um hospital com atendimento exclusivo para coronavírus. Ele funcionou por cinco meses no enfrentamento da pandemia. 

A unidade receberá hoje cinco pacientes para atendimento em leitos de enfermaria. Os pacientes serão encaminhados via Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde).

Segundo o estado, a unidade deixa de atender provisoriamente 16 áreas médicas para funcionar como um hospital de campanha e terá ainda 25 leitos de UTI até fim de março.

Somando os leitos do HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp, serão 65 UTIs disponíveis na rede estadual. "São 30 a menos que o disponibilizado no ano passado, no auge da pandemia", disse o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) durante transmissão nas redes sociais ontem. 

COMO "HOSPITAL DE CAMPANHA"

No começo deste mês, o AME foi definido pelo governo estadual como "hospital de campanha". A reabertura dele para covid-19 foi anunciada no dia 8, com previsão do funcionamento até o dia 31. Nesse mês, a Prefeitura também indicou reativação do hospital de campanha nos Patrulheiros. 

Você viu?

Segundo a Administração, serão 36 leitos na sede dos Patrulheiros. A reabertura no entanto ainda não tem data definida, sendo que o secretário de Saúde durante o anúncio citou necessidade de algumas "readequações".


SITUAÇÃO ATUAL

De acordo com a Secretaria de Saúde, até ontem Campinas tinha 203 pacientes na lista de espera por leitos. Deste total, segundo a Pasta, 104 pacientes aguardam na lista de espera por uma vaga na UTI-Covid. Outras 99 pessoas precisam de uma vaga em leitos de enfermaria.

Campinas conta atualmente com 419 leitos de UTI-Covid nas redes pública e particular. Deste total, 399 estavam ocupados ontem, o que corresponde a 95,22%. Na rede municipal a ocupação era de 100%, e no SUS (Sistema Único de Saúde) estadual, haviam apenas dois leitos disponíveis ontem.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!