Campinas é a 5ª cidade com maior índice de desenvolvimento sustentável
Reprodução: ACidade ON
Campinas é a 5ª cidade com maior índice de desenvolvimento sustentável


Um levantamento apontou Campinas como a 5ª cidade com melhor Índice de Desenvolvimento Sustentável no Brasil , entre os municípios com mais de 500 mil habitantes. Já no placar geral, entre os 770 municípios avaliados, Campinas ocupa o 64º lugar.

Os dados fazem parte da 1ª edição do programa Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades Brasil, lançado em cerimônia virtual na última terça-feira (23). O trabalho, inédito, é uma iniciativa da ONU para monitorar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em seus países-membros.

"Nosso desafio é grande, mas temos muito a comemorar. Esse resultado é fruto do trabalho coletivo de muitas secretarias e empresas municipais e suas políticas públicas, da Central de Inteligência do Gabinete do Prefeito com a Secretaria do Verde, que busca assessorar, captar e organizar os dados", afirmou Rogério Menezes, secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas.

LEVANTAMENTO

O levantamento está relacionado à Agenda 2030, uma agenda mundial apresentada em 2015 pela ONU aos países-membros. Ela estabelece metas, prazos e compromissos voltados ao desenvolvimento sustentável e ao enfrentamento dos principais problemas globais.


Esse pacto supranacional foi detalhado nos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e assinado por mais de 190 países, incluindo o Brasil. Os ODS lidam com temas como erradicação da pobreza, saúde, educação, água portável, mudanças climáticas e promoção da igualdade de gênero, entre outros.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!