Idosos têm a opção de receber a vacina dentro do carro.
Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas
Idosos têm a opção de receber a vacina dentro do carro.

A vacinação contra a covid-19 já começou a mostrar resultados positivos em Campinas , com queda na proporção de mortes na população idosa.

Um levantamento divulgado ontem (6) pela Secretaria de Saúde aponta que do total de mortes por Covid-19 no ano passado, 60% foram em pessoas acima de 85 anos. Neste ano, o percentual caiu para de 12,3% .

A vacinação para idosos acima de 90 anos começou no dia 4 de fevereiro em Campinas. Já para o grupo de 85 a 89 anos, a imunização foi iniciada em 11 de fevereiro.

"Teve uma queda bastante impactante, mostrando que a vacina tem funcionado", disse a diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), Andrea Von Zuben. Segundo Andrea, apesar do total de mortes em março ter sido maior (sendo que março foi o pior mês da pandemia), a comparação é possível, sendo que a Vigilância analisa a proporção das vítimas fatais.

Ainda que a proporção tenha caído, Andrea atenta para o fato de que houve mortes de idosos com mais de 85 anos que, em tese, estariam imunizados. Segundo a diretora, a grande maioria foi contaminada entre a primeira e segunda dose, o que alerta para a prevenção até a imunidade total.

Você viu?

"A maioria foi infectada entre os dois períodos. Isso mostra que há um risco de ficar doente antes da imunidade completa", disse ela.

Segundo a prefeitura, todos os moradores desta faixa etária foram imunizados e a cidade também aplicou doses em moradores de outras cidades. O percentual de vacinação em relação ao público alvo foi de 120% de 85 a 89 anos e de 129% para mais de 90 anos. Ao todo, foram 11,5 mil pessoas vacinadas. 


ANDAMENTO 

Atualmente, são vacinados em Campinas idosos com 68 ou mais, e profissionais de saúde, que foram o primeiro grupo beneficiado. Na segunda-feira (5), a cidade começou também a vacinar agentes de segurança, novo público-alvo incluído pelo governo estadual. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários