Campinas vai retomar as aulas presenciais.
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Campinas vai retomar as aulas presenciais.

A Prefeitura de Campinas anunciou, na tarde desta sexta-feira (9), que as aulas presenciais em Campinas irão retornar a partir do próximo dia 19 na rede estadual e na rede privada de ensino . Já, a rede municipal de ensino fundamental  irá retornar as atividades presenciais uma semana depois, a partir do dia 26 de abril.

Ainda segundo a Administração, o ensino superior vai continuar com aulas presenciais suspensas. A exceção fica por conta de aulas relacionadas aos cursos de saúde, que podem ocorrer normalmente.

Na educação infantil, a previsão da Secretaria de Educação de Campinas é que as atividades presenciais retornem no dia 3 de maio.

A autorização de ensino presencial é de 35% na capacidade de ocupação das escolas.

O anúncio foi feito logo após o governo estadual determinar que todo o estado de São Paulo volte a seguir as regras da fase vermelha do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena.

MUDANÇA

Em fevereiro, a Prefeitura de Campinas tinha citado que aulas da rede municipal na cidade poderiam ser retomadas enquanto a cidade estivesse na fase amarela do Plano São Paulo ou na fase verde - o que não ocorreu ainda nesse ano.

HISTÓRICO

A suspensão das aulas presenciais tanto na rede pública como privada foi tomada no dia 3 de março por decisão municipal. O motivo foi a piora na pandemia em Campinas.

Nas escolas estaduais e particulares as aulas presenciais chegaram a começar de maneira gradual no início do ano - durante a fase laranja do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena, mas foram suspensas pelo decreto municipal - que foi mais duro do que o decreto do Estado.

COMO SERÁ

Quando as aulas voltarem, a Secretaria de Educação tem um cronograma que prevê um retorno híbrido, com aulas presenciais e por meio da plataforma digital. Retornam todas as turmas da pré-escola, Ensino Fundamental, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Qualificação Profissional e Profissionalizante.

Em virtude da constante necessidade de higienização de todos os espaços das escolas, o que inclui maçanetas das portas e carteiras, por exemplo, o período de aula será de três horas diárias. Antes da pandemia eram cinco. Nos dois turnos serão oferecidas duas refeições (café da manhã e almoço ou almoço e café da tarde).


Cada aluno receberá um kit contendo quatro máscaras não descartáveis e um vidro individual de álcool gel. Os professores além das máscaras também contarão com protetor facial (face shield).

As carteiras e os lugares nos refeitórios serão disponibilizados com um distanciamento de 1,5 metro. Totens com álcool gel serão distribuídos em pontos estratégicos das escolas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!