Campinas volta para fase vermelha na segunda-feira (12).
Carlos Bassan / Pref. de Campinas
Campinas volta para fase vermelha na segunda-feira (12).

A Prefeitura de Campinas anunciou nesta sexta-feira (9) à tarde as regras válidas para a fase vermelha, que começa na segunda-feira (12) após a regressão da fase emergencial anunciada hoje pelo governo estadual. Segundo a Administração, a fase vermelha incorporará regras da fase emergencial, como o toque de recolher inclusive para serviços essenciais, mas vai liberar a retirada de produtos em todo o comércio.

Além disso, as aulas presenciais em escolas estaduais e privadas poderão retornar com 35% de capacidade no dia 19 de abril. Já na rede municipal a volta às salas de aula está prevista para o dia 26 de abril (leia mais aqui).

De acordo com o secretário de Justiça, Peter Panuto, a primeira alteração será a autorização de retirada de produtos na porta de estabelecimentos, chamada de "takeaway". Com isso, fica liberado esse tipo de serviço para todo o comércio. Nesta semana, a Prefeitura já havia liberado o drive-thru para o comércio e a retirada somente em restaurantes e bares.

No entanto, continuará vedada a entrada de produtos dentro dos estabelecimentos. "Isso com cada local se organizando para não haver aglomeração no lado de fora", explicou Panutto.

As concessionárias de veículos e comércios de insumo para oficinas mecânicas voltam também a ter autorização para atendimento ao público - respeitando o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras de proteção, além da utilização de álcool em gel.

MAIS LIBERAÇÕES

A Prefeitura anunciou também vai suspender na fase vermelha o veto ao consumo de hóspedes em restaurantes de hotéis da cidade. Apesar disso, pessoas que não estejam hospedadas não poderão consumir no local, informou a pasta de Justiça.

Já a assistência técnica que estava limitada a produtos médicos e hospitalares, e outras situações de emergência ligadas ao teletrabalho, por exemplo, agora voltam a ter autorização de funcionamento para todos os produtos.


O QUE SE MANTÉM

A Prefeitura disse também que manterá algumas regras adotadas na fase emergencial e até então inédita do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena de covid. Entre elas está o regime de teletrabalho no paço municipal e também nas instalações físicas da administração indireta.

Também se mantém a proibição de festas e eventos, além de missas e cultos presenciais na cidade. O toque de recolher - das 20h às 5h - também será mantido na cidade com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Sobre isso, com exceção das farmácias, postos de combustíveis, transporte coletivo e serviços de hotelaria - todos os outros serviços devem encerrar as atividades às 20h. Isso inclui supermercados e padarias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!