Orquestra Sinfônica de Campinas fez homenagem ao hino nacional.
Reprodução
Orquestra Sinfônica de Campinas fez homenagem ao hino nacional.


A Secretaria de Cultura de Campinas publicou, na manhã desta terça-feira (13), um vídeo da Orquestra Sinfônica da cidade em homenagem ao Dia do Hino Nacional Brasileiro , celebrado todo dia 13 de abril. A produção, gravada em março de 2019, está disponível nas páginas do canal Cultura Campinas no YoutubeFacebookInstagram.

“Neste momento de profundas dificuldades, de temores, de agitação e intensa e lamentável divisão, o Brasil precisa fortemente lembrar daquelas coisas que unem a todos os cidadãos e cidadãs. Uma delas é o hino nacional brasileiro, um hino patriótico, inspirador, cheio de fervor, de energia e de musicalidade e que na sua letra fala dos melhores valores que devem inspirar o caminho do Brasil e dos brasileiros”, comenta o maestro Victor Hugo Toro.


O DIA NACIONAL DO HINO BRASILEIRO

A data remete à primeira ocasião em que o Hino Nacional Brasileiro foi executado: 13 de abril de 1831, no Teatro São Pedro de Alcântara, na cidade do Rio de Janeiro.


A autoria da música é do compositor Francisco Manuel da Silva (1795 – 1865). A letra de Osório Duque-Estrada (1870-1927) veio mais tarde. Foi composta em 1909. O Hino Nacional Brasileiro se tornou oficial durante as comemorações do centenário da Independência do Brasil, em 1922.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!