Violeiro de Campinas, Paulo Freire estreia show on-line hoje
Reprodução: ACidade ON
Violeiro de Campinas, Paulo Freire estreia show on-line hoje

De Campinas, o violeiro e compositor Paulo Freire estreia, nesta terça-feira (13), às 20h, o show Viola, Rosa e Sertão em suas redes sociais e na plataforma de transmissão ao vivo Zoom. As inscrições podem ser feitas em www.violarosaesertao.com.br

A inspiração para este espetáculo vem do Sertão do Urucuia, mesma região que inspirou João Guimarães Rosa em seu romance "Grande Sertão: Veredas". O público poderá conferir seis apresentações desta produção que está sendo realizada com o incentivo do ProAc (Programa de Ação Cultural através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa) do Governo do Estado de São Paulo, via Lei Aldir Blanc direcionado pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo.

O violeiro conta que durante os dois anos que passou no Sertão do Urucuia, aprendeu toques de viola com Manoel de Oliveira, conhecido como mestre Manelim (1935 -2020). Paulo retornou por diversas vezes à região, principalmente nas épocas de Folias de Reis.

RIO ABAIXO

Com sua viola de dez cordas, conhecida como viola caipira, com a afinação típica do sertão do Urucuia, a "Rio Abaixo", Paulo Freire apresenta um repertório de canções de domínio público para as danças de lundu e quatro, suas composições a partir de seu aprendizado no sertão (Mosquitão, Seca, Manoelzão, Buritizal, Suíte da Lagartixa, Seu Teó), além dos toques aprendidos no Urucuia: papagaio, inhuma, rio abaixo, sapo e o veado, lagartixa, que são a tradução de como o sertanejo observa a natureza para o ponteado de viola instrumental.

Você viu?

O público poderá conferir os mistérios do sertão, que incluem histórias envolvendo os violeiros pactários, na versão de Paulo Freire.

VÍDEO-ESPETÁCULO

Para o vídeo-espetáculo, a produção optou pelo formato que mescla execução de músicas e causos gravados para garantir a qualidade sonora com a realização de interações ao vivo com o público de cada sessão. No total, serão seis transmissões pela plataforma Zoom para 85 pessoas que poderão, além de acompanhar o show, interagir com o violeiro ao final do espetáculo.

Para cada dia, Paulo Freire lança um tema diferente para este momento interativo, relacionado às suas pesquisas, referências e experiências ao longo de sua trajetória artística. O público interessado em acompanhar as apresentações pelo Zoom deve se inscrever em: www.violarosaesertao.com.br indicando em qual data deseja assistir.

A mesma apresentação da sala Zoom será transmitida no Facebook (https://www.facebook.com/paulofreirevioleiro) e Youtube ( https://www.youtube.com/paulofreirevioleiro ) de Paulo Freire e as perguntas enviadas nessas redes sociais serão transmitidas pelos mediadores do Zoom.


O espetáculo Viola, Rosa e Sertão tem duração aproximada de 1h30, vídeo espetáculo gravado (com tradução em libras) e interação ao vivo com o público. Durante o show, ilustrações de Pevê Azevedo, criadas especialmente para este projeto, também inspiradas no universo de Guimarães Rosa com temas do sertão aparecerão em alguns momentos do vídeo-espetáculo. Os conteúdos gravados veiculados no show terão tradução em libras.

SERVIÇO

Show de Paulo Freire: Viola, Rosa e Sertão

Dias: 13/04, 15/04, 20/04, 22/04, 27/04 e 29/04 às 20h

Onde: Para assistir na sala Zoom - Inscrição: www.violarosaesertao.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/paulofreirevioleiro

Youtube: https://www.youtube.com/paulofreirevioleiro

"

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários