Governador de São Paulo nomeia Tom Zé reitor da Unicamp
Reprodução: ACidade ON
Governador de São Paulo nomeia Tom Zé reitor da Unicamp

O governador João Doria (PSDB) nomeou o professor Antônio José de Almeida Meirelles , conhecido como Tom Zé, para exercer o cargo de reitor da Unicamp , em Campinas, com mandato de quatro anos (2021-2024). A nomeação foi publicada no Diário Oficial de São Paulo desta quinta-feira (15) e a posse da nova gestão será realizada no dia 19 de abril.

O professor e engenheiro de alimentos foi o mais votado na lista tríplice, conquistando 51,97% dos votos válidos. Ele será o 13º reitor na linha de sucessão de Zeferino Vaz (1966-1978), fundador da Unicamp. Tom Zé substitiu o atual reitor, o físico Marcelo Knobel.

O novo reitor foi recebido pelo governador e pela secretária do Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, na tarde desta quarta-feira (14), no Palácio dos Bandeirantes.

Tom Zé, possui graduação e mestrado em Engenharia de Alimentos, pela Unicamp, e é doutor em Engenharia de Processos Térmicos e em Ciências Econômicas. É professor titular da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, onde é docente desde 1987. O professor foi coordenador de pós-graduação entre 2011 e 2014 e diretor da FEA entre 2014 e 2018.

Você viu?

A CONSULTA

A consulta para a nova composição da reitoria da Unicamp ocorreu em dois turnos. O primeiro, disputado por três chapas, ocorreu nos dias 10 e 11 de março. O segundo turno ocorreu nos dias 24 e 25 de março. A chapa de Tom Zé recebeu 51,97% dos votos.


A professora Maria Luiza Moretti, docente da Faculdade de Ciências Médicas (FMC) da Unicamp, que compôs chapa, foi nomeada coordenadora-geral.

A lista tríplice foi elaborada pelo Consu (Conselho Universitário da Unicamp no dia 6 de abril, com o nome de Tom Zé na liderança. Conforme a legislação, a Universidade, através do Consu, enviou os nomes ao governador e coube a ele realizar a escolha.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários