Governo Doria faz novos anúncios sobre covid-19 nesta sexta (16).
Reprodução
Governo Doria faz novos anúncios sobre covid-19 nesta sexta (16).

O governador João Doria (PSDB) confirmou ontem (14), que fará uma nova reclassificação do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena nesta sexta-feira (16). Hoje, todo o Estado está na fase vermelha do Plano, que libera o atendimento presencial apenas para os serviços considerados essenciais.

Em Campinas , o atendimento presencial é permitido nessas atividades até as 20h. O comércio está fechado há mais de um mês e o toque de recolher também segue em vigor. Vale destacar que a atual fase termina no próximo domingo, dia 18.

Também ontem, a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, disse que ainda não é possível prever a decisão que será anunciada nessa sexta-feira. Hoje, integrantes do Centro de Contingência da Covid-19 se reúnem para decidir se haverá mudanças.

Um dos indicadores utilizados pelo governo estadual para a reclassificação de fases é a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Na DRS 7 (Departamento Regional de Saúde), de Campinas, a ocupação da UTI-Covid está em 84,8% - o que indicaria uma manutenção da fase restritiva do Plano SP. Os leitos de enfermaria estão 64,4% ocupados.

Já o Estado todo tem ocupação de 86,4% na UTI e 67,6% na enfermaria. Os dados são da Fundação Seade (Fundação Sistema Atual de Análise de Dados) e atualizados diariamente pelo governo estadual.

Você viu?

NOVA CLASSIFICAÇÃO?

Amanhã (15), está prevista uma nova reclassificação, uma vez que a fase vermelha está decretada até domingo (18).

Na última reclassificação, na sexta-feira passada (9), o governo decidiu atualizar o Plano São Paulo em conjunto, mantendo todas as regiões juntas na fase vermelha. Ela prevê o veto de atendimentos presenciais no comércio e em restaurantes. Com isso, o setor só pode funcionar com sistema de delivery, drive-thru e take away (retirada).

Vale destacar que na próxima semana está prevista a volta presencial dos alunos da rede estadual e particular em Campinas. Já, a rede municipal o retorno será no dia 26.


VEJA MAIS INDICADORES

- Número de casos de covid-19 na DRS 7: 291.053

- óbitos na região: 9.104

- 508 casos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes

- 23 óbitos em duas semanas por 100 mil habitantes

- Ocupação UTI-Covid: 84,8%

- Ocupação enfermaria Covid: 64,4%

- 236 novas internações por dia na região

- 29,3 leitos de UTI-Covid por 100 mil habitantes

AVALIAÇÃO

Para as avaliações do Plano São Paulo são usadas a taxa de internação e o número de leitos por covid-19 por habitantes. O anúncio da reclassificação será feito em coletiva de imprensa, marcada geralmente para 12h45.

Após o anúncio, a Prefeitura de Campinas anuncia as regras válidas para a cidade. No Plano, cada município pode endurecer a quarentena além do preconizado pelo estado, mas não afrouxá-la.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!