As blitze do toque de recolher de Campinas
abordaram entre quarta (14) e a madrugada desta quinta-feira (15), 691 veículos e 1.252 pessoas foram orientadas sobre as medidas sanitárias.
Agentes dos órgãos de fiscalização da Prefeitura estiveram em 90 estabelecimentos comerciais e, destes, três foram fechados e um foi lacrado.
Entre 18 de março e 14 de abril, foram abordados 11.498 veículos, 17.642 pessoas orientadas sobre as medidas sanitárias, 2.314 estabelecimentos comerciais fiscalizados. Destes, 274 foram fechados e 91 lacrados.
O toque de recolher consiste em abordar veículos e questionar os ocupantes sobre o motivo pelo qual estão na rua. As pessoas são orientadas a voltar para casa se o deslocamento não se der por uma razão emergencial ou de trabalho.
Não há multa ou punição, o objetivo da atividade é fazer um trabalho educativo e de orientação. Os bloqueios são realizados pela Guarda Municipal, que uniu esforços com as polícias militar e civil.
Além das barreiras, a Prefeitura também intensificou a fiscalização, que tem como objetivo verificar se os estabelecimentos comerciais estão cumprindo as determinações dos decretos municipais vigentes.
Os dados contemplam as fiscalizações realizadas por agentes municipais de órgãos como Vigilância Sanitária e Secretaria de Planejamento e Urbanismo.