A Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência
informou que tem estoque de medicamentos anestésicos, sedação e relaxante neuromuscular para intubação
dos pacientes em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) devido à Covid-19
para até 10 dias.
De acordo com o presidente da Rede Mário Gatti, Sergio Bisogni, a manutenção do estoque mínimo tem sido possível devido a entregas parciais dos medicamentos.
"As compras estão abertas com poucos fornecedores demonstrando possibilidade de venda. A falta de medicamentos ocorre em nível nacional por conta da demanda aumentada e porque parte da produção das fabricantes está requisitada pelo Ministério da Saúde", disse através de nota.
Campinas conta com 398 leitos de UTI exclusivos para pacientes com covid-19 nas redes pública municipal e particular de saúde.
Deste total, 347 estão ocupados, o que corresponde a 87,19%. Há 51 leitos livres nas redes pública municipal e privada.
"Não há risco de desabastecimento. Há medicamentos suficientes para atendimento de 7 a 10 dias. Mas antes a gente conseguia manter esse estoque por um mês", afirmou o presidente durante transmissão na rede social.
A fila de espera de pacientes suspeitos ou confirmados com covid-19 que precisam de leitos de enfermaria ou UTI (Unidade de Terapia Intensiva) é de 28 pessoas.
A Prefeitura informou que destes 28 pacientes, 14 aguardam na lista de espera por uma vaga na UTI-Covid. Outras 14 pessoas precisam de uma vaga em leitos de enfermaria.