Abril foi o terceiro mês mais letal da Covid-19 em Campinas.
Carlos Bassan / Pref. de Campinas
Abril foi o terceiro mês mais letal da Covid-19 em Campinas.

O mês de abril foi o terceiro mais letal da pandemia do coronavírus em Campinas . O dado foi divulgado pelo Devisa (Departamento de Vigilância Epidemiológica) nesta sexta-feira (30) durante live da Prefeitura sobre os números da doença na cidade. Até o momento, foram confirmados 403 óbitos de covid no período. Ontem, Campinas ultrapassou as 3 mil mortes.

Abril de 2021 ficou atrás apenas do mês passado, que teve 612 mortes pelo coronavírus - e de julho do ano passado, com 408 óbitos (veja dados completos abaixo). Vale destacar que o número deste mês ainda pode ser maior, uma vez que os registros de morte de abril ainda estão sendo contabilizados.

QUEDA

Apesar de ser o terceiro mais letal da pandemia, abril teve uma porcentagem de queda em relação a março nesse índice - 34%. A Prefeitura de Campinas atribui a queda às medidas de contenção da covid na cidade, algumas delas tomadas antes do governo estadual, como o toque de recolher noturno.

A cidade também entrou antes do estado na fase vermelha do Plano São Paulo, no dia 3 de março, e manteve suspensa as aulas das redes municipal, estadual e privada no último mês. Também houve restrição em serviços essenciais, como o fechamento de mercados e padarias às 20h e a permissão de apenas uma pessoa por família nesses estabelecimentos.

Para comparação, o estado de São Paulo, entre março e o dia 27 de abril, registrou aumento de óbitos nos dois meses de 20,1%.

Você viu?

"Tomamos medidas mais duras até que o Plano São Paulo. Mas é muito difícil enfrentar uma pandemia. E adotar medidas restritivas. A gente sabe o impacto que traz no setor produtivo e no dia a dia das pessoas. Mas quando analisamos os dados, vemos que as decisões foram certas e que a população aderiu", disse o prefeito Dário Saadi (Republicanos).

CASOS DE COVID

O Devisa também informou que a cidade está em segundo lugar no ranking de casos confirmados de covid no estado de São Paulo e em terceiro em número de óbitos. Sobre a incidência da doença - a quantidade proporcional de casos para cada 1 milhão de habitantes - Campinas aparece em 363º lugar entre as cidades paulistas.


Em relação à letalidade - número de mortes em relação às pessoas que apresentam a doença -, a cidade está em 120 º lugar. Inclusive, a letalidade de Campinas é de 3,2, segundo o Devisa. No estado é de 3,3 e, na capital, 3,8.

O último dado apresentado pela Prefeitura sobre o município é do ranking de mortalidade (número de mortes em toda a população). Campinas está em 94º lugar. No estado de São Paulo são 645 cidades.

OS NÚMEROS

2021
Abril: 403
Março: 612
Fevereiro: 226
Janeiro: 188

2020
Dezembro: 119
Novembro: 48
Outubro: 82
Setembro: 175
Agosto: 287
Julho: 408
Junho: 289
Maio: 79
Abril: 17
Março: 5

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!