Moradores reclamam de poda em figueira na estrada da Rhodia, em Campinas
Reprodução: ACidade ON
Moradores reclamam de poda em figueira na estrada da Rhodia, em Campinas

Moradores do distrito de Barão Geraldo estão reclamando da poda de uma figueira que fica na estrada da Rhodia, em Campinas. Segundo eles, a árvore tem mais de 50 anos e está prevista um novo corte. No final do ano passado, ela já havia tido troncos que estariam saudáveis cortados, disseram.

Essa poda é realizada por uma empresa terceiriza da concessionária Rota das Bandeiras, que administra o trecho. A árvore fica na beira da pista da Rhodia, próxima a entrada do bairro Jardim do Sol. Procurada, a Rota disse que "os serviços de poda realizados pela Concessionária Rota das Bandeiras na Estrada da Rhodia atendem a uma solicitação da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo)".

Ainda segundo a concessionária, a poda é realizada "após verificação técnica identificou a necessidade da retirada de galhos e árvores com projeção sobre as faixas de rolamento da via" e que "a medida tem o objetivo de garantir a segurança de motoristas que trafegam pela região".

No entanto, após as reclamações, a Rota das Bandeiras informou que "fará pedido de nova avaliação ao órgão sobre a necessidade de poda na figueira mencionada". Sobre a situação, a Prefeitura de Campinas disse que "as árvores podadas na Estrada da Rhodia estão sendo feitas pela concessionária de forma correta.".

A Artesp foi procurada também para comentar o caso, mas ainda não retornou o pedido da reportagem.


MAIS PODAS

Os moradores também reclamaram de podas feitas na Avenida Santa Isabel e na Praça do Coco, no distrito de Barão. Sobre esses casos, o DPJ (Departamento de Parques e Jardins) disse que "fez uma poda de correção numa árvore da espécie tipuana, na Avenida Santa Isabel" e "na praça do Coco, foi necessário extrair uma árvore ficus, que estava rachada e com risco de queda".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!