Moradores do distrito de Barão Geraldo estão reclamando da poda de uma figueira que fica na estrada da Rhodia, em Campinas. Segundo eles, a árvore tem mais de 50 anos e está prevista um novo corte. No final do ano passado, ela já havia tido troncos que estariam saudáveis cortados, disseram.
Essa poda é realizada por uma empresa terceiriza da concessionária Rota das Bandeiras, que administra o trecho. A árvore fica na beira da pista da Rhodia, próxima a entrada do bairro Jardim do Sol. Procurada, a Rota disse que "os serviços de poda realizados pela Concessionária Rota das Bandeiras na Estrada da Rhodia atendem a uma solicitação da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo)".
Ainda segundo a concessionária, a poda é realizada "após verificação técnica identificou a necessidade da retirada de galhos e árvores com projeção sobre as faixas de rolamento da via" e que "a medida tem o objetivo de garantir a segurança de motoristas que trafegam pela região".
No entanto, após as reclamações, a Rota das Bandeiras informou que "fará pedido de nova avaliação ao órgão sobre a necessidade de poda na figueira mencionada". Sobre a situação, a Prefeitura de Campinas disse que "as árvores podadas na Estrada da Rhodia estão sendo feitas pela concessionária de forma correta.".
A Artesp foi procurada também para comentar o caso, mas ainda não retornou o pedido da reportagem.
MAIS PODAS
Os moradores também reclamaram de podas feitas na Avenida Santa Isabel e na Praça do Coco, no distrito de Barão. Sobre esses casos, o DPJ (Departamento de Parques e Jardins) disse que "fez uma poda de correção numa árvore da espécie tipuana, na Avenida Santa Isabel" e "na praça do Coco, foi necessário extrair uma árvore ficus, que estava rachada e com risco de queda".