Pelo 3º dia seguido, Campinas entra em Estado de Atenção por tempo seco
Reprodução: ACidade ON
Pelo 3º dia seguido, Campinas entra em Estado de Atenção por tempo seco

Pelo terceiro dia seguido, Campinas está em Estado de Atenção após registra umidade relativa do ar em 20,4% às 13h40 desta quinta-feira (6). O alerta foi emitido pelo Departamento de Defesa Civil da Prefeitura inicialmente no fim da manhã, quando a Estação Ciiagro/IAC Campinas Região Norte informou o Estado de Atenção pela Umidade Relativa do Ar (URA) ter atingido o índice de 27,7% às 11h20.

Entre 20 e 30% é declarado o Estado de Atenção, o que deflagra comunicado da Defesa Civil para a comunidade e são tomadas medidas preventivas pelos órgãos municipais. Ontem, a cidade registrou baixa umidade relativa do ar, com índice de 22,7%, às 14h20. Na terça-feira o alerta também foi dado.

Quando o setor de monitoramento da Defesa Civil do município emite o Alerta de Estado de Atenção, por exemplo, há a suspensão de aulas de Educação Física nas escolas e são ampliadas as vistorias preventivas para queimadas.

CUIDADOS

A baixa umidade do ar causa danos para a saúde, aumentando o risco e o agravamento de problemas respiratórios e podendo levar à desidratação e sobrecarga no organismo de pessoas com doenças cardíacas. Também prejudica o meio ambiente, com mais ocorrências de incêndios em áreas de vegetação.

Entre as várias recomendações, a principal é aumentar a hidratação corporal, ingerindo mais água. É preciso ter cuidado especial com crianças e idosos. A desidratação pode levar à confusão mental, entre outras situações de risco.

A Defesa Civil também alerta para que não sejam realizadas queimadas nem fogueiras. Além de crime ambiental, o fogo em mato coloca em risco a vida e a saúde das pessoas.


A população deve evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h e sempre procurar locais sombreados. Outra alternativa é umidificar o ambiente com uso de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc. Sempre que possível procure permanecer em locais protegidos do sol e arborizados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!