Campinas inicia nesta segunda vacinação para novos grupos.
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Campinas inicia nesta segunda vacinação para novos grupos.


Campinas começa nesta segunda-feira (10) a vacinar contra a covid-19 pessoas com síndrome de Down, pacientes em terapia renal substitutiva e pessoas transplantadas (rim, coração, pulmão, fígado ou pâncreas).

A Secretaria da Saúd e abriu o agendamento da imunização para esses grupos na última sexta-feira (7) . O início da vacinação para estes grupos segue o cronograma do governo estadual, e as regras do PNI (Programa Nacional de Imunização), do governo federal.

"Lembramos que esse é um grupo prioritário das comorbidades, por isso nós decidimos abrir essas faixas etárias. O PNI coloca como sendo um grupo prioritário dentro das comorbidades", disse Regiane de Paula, da da Coordenadoria de Controle de Doenças do estado de São Paulo. 

QUEM ESTÁ SENDO VACINADO

Além deles, estão se vacinando em Campinas idosos com idade a partir de 60 anos, trabalhadores e estagiários da área da saúde com mais de 18 anos, trabalhadoras da saúde gestantes, lactantes ou puérperas, além de profissionais da educação com mais de 47 anos e os profissionais de segurança pública.

Até o último boletim, divulgado na sexta-feira, Campinas tem o total de 347.580 doses de vacina já aplicadas, sendo 216.001 em primeira dose, e 131.569 em segunda. 

CRONOGRAMA 

Segundo o cronograma estadual, a vacinação para metroviários e ferroviários deve começar amanhã (11), assim como a aplicação em grávidas e puérperas com comorbidades e acima de 18 anos, e pessoas com deficiência permanente com idade de 55 a 59 anos. 

Você viu?

No dia 12 de maio, o cronograma cita o início da vacinação para pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades. Motoristas de ônibus devem começar a ser vacinados no dia 18 de maio.

Sobre esses demais grupos, Campinas ainda não abriu agendamento para a vacina. A Saúde foi questionada sobre quando será o início da imunização na cidade para estes grupos, mas ainda não se pronunciou.

REGRAS

No grupo de trabalhadores de saúde estão incluídos os profissionais que têm graduação ou curso técnico na área ou que trabalham no setor, incluindo recepcionistas, trabalhadores da limpeza e lavanderias, cozinheiros, balconistas de farmácias, drogarias, entre outros que trabalham em estabelecimentos como hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, drogarias, farmácias, além de cuidadores de idosos registradas por empresas da área.


A vacinação está acontecendo em cinco centros de imunização (confira abaixo), que funcionam das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira; e das 8h às 18h, aos sábados e domingos. Só serão atendidas pessoas que estiverem agendadas, que devem comparecer ao local com dez minutos de antecedência para evitar aglomerações. 

O dia e o horário devem ser escolhidos no site vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160 (pessoas que enfrentarem dificuldades podem buscar ajuda no centro de saúde mais próximo).

Confira quais são os Centro de Imunização:

- CVI - Centro de Vivência do Idoso na Lagoa do Taquaral
Avenida Doutor Heitor Penteado, s/nº. Portão 5, com área de estacionamento

- Escola CAIC Zeferino Vaz
Rua José Augusto de Mattos, s/nº
Parque Residencial Vila União

- Círculo Militar de Campinas
Avenida Getúlio Vargas, 200
Jardim Chapadão

- Casa da Criança Paralítica
Rua Pedro Domingos Vitali, nº 160
Parque Itália

- Centro de Imunização Noroeste (antigo prédio da NAED Noroeste)
Rua Augusta Parreira Belinteni, s/nº
Vila Castelo Branco

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!