Instituto Marco do Valle lança site e exposição virtual
Reprodução: ACidade ON
Instituto Marco do Valle lança site e exposição virtual

Uma mostra que reúne material, objeto, espaço, palavra, registro, imagem fotográfica, videoarte e tópicos sobre curadoria em um grande processo colaborativo. É a Exposição Virtual Acervo Escola que poderá ser visitada pelo site do Instituto Marco do Valle, a partir desta quinta-feira (20), das 19h às 20h, pelo Facebook . No mesmo dia haverá o lançamento da página oficial do Instituto Marco do Valle.

Com a proposta de difundir o acervo do Instituto Marco do Valle por meio da arte-educação, foram ministradas oficinas de Audiovisual, Patrimônio, História da Arte e Desenvolvimento de Projetos Culturais Individuais.

Os participantes se aproximaram respondendo à convocatória realizada por meio de vídeos e formulário aberto ao público, e também através de convites feitos para alguns centros assistenciais do município, a exemplo dos jovens educandos da Obra Social São João Bosco - Núcleo Vida Nova.

Você viu?

Devido à pandemia do coronavírus, as atividades foram desenvolvidas em caráter remoto e virtual. Apesar da expectativa que a coordenação do projeto tinha em abrir os arquivos do acervo para a visitação, as ações virtuais não deixaram nada a desejar. Ao contrário.

"Encontramos formas de apresentar os trabalhos de Marco do Valle, assim como os documentos do arquivo, nas conexões com a história da Arte Contemporânea, do patrimônio campineiro e das próprias produções, além de fazer uma exposição construída totalmente para o virtual e que acontecerá junto a outro grande feito do projeto o site do Instituto Marco do Valle", contou Julyana Troya, coordenadora do Projeto e quem está à frente do acervo do artista.

Diálogos, exercícios artísticos e trocas colaborativas sobre a Arte Contemporânea, geraram o conteúdo que constitui a mostra, cuja curadoria foi realizada pelos artistas Ana Helena Grimaldi e Kauê Garcia.


SITE

Após três anos da morte do artista contemporâneo Marco do Valle, um detalhado trabalho com os arquivos e com as peças do acervo artístico vem sendo realizado. Fazem parte do processo de organização a higienização, o restauro, a classificação das peças, a digitalização do material e a conservação de mais de 10 mil itens entre fotografias, VHS, super 8, negativos, manuscritos, esboços, desenhos, postais, xerox, entre outros. Parte deste material estará disponível no site do Instituto Marco do Valle que, no momento, também se organiza para o contato com galerias, museus, centros acadêmicos e escolas.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários