O presidente da Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência, Sérgio Bisogni, confirmou, na tarde desta quarta-feira (19), que o surto de casos de Covid-19 dentro da unidade cirúrgica do Hospital Municipal Doutor Mário Gatti pode ter tido origem em encontros de médicos residentes foram da unidade de saúde.
No sábado (15), a Rede confirmou o surto após a reportagem do ACidade ON ter acesso a um comunicado interno, enviado um dia antes, pelo NEH (Núcleo de Epidemiologia Hospitalar) à diretoria da unidade, informando sobre o quadro.
Até agora, segundo Bisogni, cinco pacientes da unidade cirúrgica testaram positivos e outras seis pessoas aguardam o resultado dos exames.
Além disso, cinco residentes testaram positivo e outros 19 médicos estão sob investigação. Outros dois casos deram negativos e já foram descartados.
"Parece que o surto foi multfifocal. Começou no hospital, mas também tivemos notícias de reuniões dos residentes fora do hospital", explicou.
Bisogni contou que a Rede está monitorando não somente o Hospital Mário Gatti, mas todas as outras unidades. A Rede também confirmou que todos já haviam sido vacinados.
"Mesmo vacinadas, as pessoas podem contrair o Sars-Cov-2, mas felizmente desenvolvem formas leves da doença", diz a nota enviada no sábado.