Covid: Estudo mostra que Campinas pode levar quase 2 anos para terminar vacinação
Reprodução: ACidade ON
Covid: Estudo mostra que Campinas pode levar quase 2 anos para terminar vacinação

Um estudo de quatro universidades brasileiras, incluindo o campus da USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos, apontou que Campinas pode levar quase dois anos para finalizar a vacinação de covid-19. De acordo com o programa criado pelos pesquisadores, o município pode levar 616,6 dias para encerrar a imunização - levando em consideração a aplicação da primeira e da segunda dose - no atual ritmo de vacinação.

O estudo, chamado de Painel Vacinação Covid-19, é uma iniciativa do Laboratório de Estatística e Ciência de Dados da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e tem ainda o apoio da Federal de Dourados (MS) e a Universidade Federal de Curitiba (PR). Os últimos dados disponíveis no sistema on-line são do dia 16 de maio.

Em Campinas, o total de doses de vacina contra a covid-19 aplicadas até esta data é de 325.717. Deste total, fora 208.656 primeiras doses e 117.061 segundas doses. O programa calcula, a partir daí, o ritmo de vacinação. Com esses dados, concluiu-se que foram 2.373,70 1ª doses/dia e 1.484,47 2ª doses/dia.  

Neste ritmo, o fim da vacinação esperado é de 616,6 dias - completando a imunização em janeiro de 2023. Vale lembrar que o estudo leva em conta a vacinação de toda a população. Até o momento, as vacinas em uso no Brasil são aplicadas apenas em moradores acima de 18 anos.

Já no estado de São Paulo, a projeção é ainda maior, de 800 dias para a finalização do ciclo completo de vacina contra a covid-19. No Brasil, como um todo, a expectativa do fim da vacinação é de 610 dias.

Você viu?

"É um programa de computador, que pega a base de dados, sempre atualizada, e filtra de acordo com o que você quer. Por exemplo, quantas pessoas deixaram de tomar a segunda dose. São informações importantes", disse o pesquisador da USP de São Carlos Tiago Pereira.

PROJEÇÕES

O levantamento também mostra o número total acumulado de doses necessárias para aplicar a segunda dose somente nas pessoas cujo o prazo máximo de aplicação vence nos próximos dias. Em Campinas, isso deve ocorrer no dia 7 de agosto, com o acumulado de 141 mil moradores.

Além disso, há ainda o número total de pessoas que iniciaram o esquema vacinal (tomaram a primeira dose) e não concluíram (já deveriam ter tomado a segunda dose). Neste caso, o gráfico é crescente a partir do final de abril deste ano, com o auge no dia 16 de maio. Na última data, 15 mil pessoas estão contabilizadas.


DADOS NÃO CONTABILIZADOS

Os pesquisadores trabalham também para remover inconsistências nos dados oficiais. O estudo não contabilizou pessoas cuja 2ª dose foi registrada no sistema antes da 1ª dose e também cuja 1ª dose foi aplicada antes de 2021. O levantamento excluiu ainda as doses informadas mais de uma vez para a mesma pessoa, com mesma data de aplicação e quem tomou doses de vacinas diferentes

Além disso, foram transformadas em 1ª dose as aplicações de 2ª dose correspondentes às pessoas que têm apenas uma dose informada. O Painel Vacina Covid-19 pode ser acessado em https://painel-vacina.led-ufal.xyz:44431/

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!