A região de Campinas - assim como o estado de São Paulo - terá nesta segunda-feira (24) o 1º dia útil da ampliação de funcionamento de serviço após a nova prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo, feita na última semana pela gestão Doria (PSDB) (veja regras abaixo).
A partir de hoje haverá ampliação da capacidade de funcionamento, com autorização para os estabelecimentos receberem até 40% dos clientes. Já no dia 1º junho, nova fase está previsto pelo governo estadual onde será ampliado o horário de funcionamento até 22h e com 60% de ocupação dos estabelecimentos.
Além disso, o governo estadual também pretende aumentar a testagem de covid-19 na população paulista no próximo mês. "Vamos também iniciar no dia 1º de junho um amplo programa de testagem rápida de pessoas sintomáticas nos municípios em todo o Estado de São Paulo", disse o governador João Doria (PSDB).
Em Campinas, está prevista também nesta semana um projeto piloto de testagem com antígeno contra a covid-19 na região Sudoeste, que engloba a região do distrito do Ouro Verde. Os contactantes dos casos confirmados também serão monitorados.
Segundo o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) de Campinas, são considerados contatos próximos aqueles que ficaram a menos de 1,5 metro dos pacientes confirmados com o coronavírus e sem máscara de proteção.
REGRAS DA FASE DE TRANSIÇÃO A PARTIR DE 24 DE MAIO
- Horário de funcionamento das 6h às 21h;
- Comércio e restaurantes com capacidade de até 40%;
- Toque de recolher das 21h às 5h.
A PARTIR DE 1º DE JUNHO
- Horário de funcionamento ampliado das 6h às 22h;
- Comércio e restaurantes com capacidade de até 60% e não mais 40%;
- Toque de recolher das 22h às 5h.