Campinas oferece doses que sobraram a moradores.
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Campinas oferece doses que sobraram a moradores.

A campanha de vacinação contra a covid-19 começou em janeiro em Campinas e segue em andamento, com aplicação das vacinas nos grupos prioritários. Mas quem ainda não está incluindo nos grupos, pode receber a vacina de outra forma, sendo que a Prefeitura disponibiliza agendamento para os interessados em receber a chamada "xepa" da vacina, com doses finais dos frascos.  

As doses restantes das vacinas contra a covid-19 em Campinas são oferecidas atualmente para moradores da cidade com 18 anos ou mais e que tenham alguma comorbidade (doença prévia)

A estratégia tem o objetivo de evitar a perda de vacina e ocorre esporadicamente, próximo ao horário de fechamento dos Centros de Imunização, quando há frasco (multi-doses) de imunizante já aberto com sobra de vacina. Quem tiver interesse no recebimento da dose restante pode fazer o cadastro pelo link https://vacina.campinas.sp.gov.br/gestao-doses-sobrantes

O cadastro para evitar a perda de vacinas é seguido pela Prefeitura desde o início da imunização. Ele já esteve disponível para Guardas Municipais, idosos abaixo da faixa etária contemplada pela campanha e para profissionais da área da saúde que também ainda não faziam parte do grupo contemplado. 

Atualmente, no grupo de pessoas com comorbidades, são vacinadas pessoas com 45 anos ou mais. 

Você viu?

COMO FUNCIONA

Quem for chamado precisa chegar ao Centro de Imunização em no máximo 20 minutos após receber o contato. É preciso morar em Campinas e ter comprovante de endereço no próprio nome, além de informar um telefone válido para a convocação. Também é necessário apresentar uma declaração ou prontuário médico que ateste a comorbidade.

O interessado deve preencher o cadastro com todas as informações solicitadas, se comprometer a ir apenas após chamado, no dia e horário informados, e, se convocado, assinar o Termo de Ciência e Aceite de que está recebendo dose sobrante. O morador que receber a primeira dose como dose sobrante, tem garantida a segunda dose da vacina.

A pasta esclarece às pessoas interessadas que são poucos os dias em que há sobras e quando isso ocorre podem ser frascos com apenas uma dose ou um pouco mais. 


QUEM PODE AGENDAR A VACINA NA CIDADE ATUALMENTE?

- Pessoas com 60 anos ou mais
- Pessoas com comorbidades (doenças prévias), com 45 anos ou mais
- Pessoas com deficiência permanente grave que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) com 18 anos ou mais
- Trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais
- Estudantes da área da saúde que fazem estágio em uma instituição de saúde, com 18 anos ou mais
- Pessoas com síndrome de Down com 18 anos ou mais
- Pacientes em terapia renal substitutiva e pacientes transplantados: coração pulmão, rim, fígado ou pâncreas, com 18 anos ou mais
- Gestantes e puérperas (quem teve filho nos últimos 45 dias) trabalhadoras da área da saúde
- Gestantes e puérperas com comorbidades e com 18 anos ou mais.
- Profissionais de educação com 47 anos ou mais  
- Motoristas e cobradores de ônibus municipal e intermunicipal 

Vale lembrar que entre os trabalhadores da "área da Saúde" estão incluídas todas as profissões que trabalham em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas de saúde humana, ambulatórios de saúde humana, laboratórios de análises, entre outros.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!