A Pfizer começa a entregar, nesta terça-feira (1º), mais doses da vacina contra Covid-19 para o Ministério da Saúde. A novidade é que esta semana serão três entregas diferentes, que vão totalizar 2,4 milhões de doses. A carga, assim como as já recebidas, chegam pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.
Hoje é previsto a chegada de 936 mil doses. O mesmo número será entregue amanhã, já na quinta-feira (3) serão mais 527 mil doses do imunizante. Até agora mais de 3,4 milhões de doses foram entregues ao Brasil.
A chegada dessas doses faz parte do acordo firmado no dia 19 de março, que contempla a disponibilização de 100 milhões de vacinas ao país até o final do terceiro trimestre de 2021. Até o final do ano, são esperadas 200 milhões de doses da Pfizer.
EM CAMPINAS
Ontem, o Estado confirmou que Campinas receberá ainda nesta semana doses da vacina da Pfizer contra a covid-19 para ser aplicada nos moradores da cidade. Até então, o imunizante era destinado somente para capitais, devido à logística complexa de armazenamento do imunizante.
A distribuição era esperada por Campinas, que chegou a fazer a solicitação pessoalmente para o ministro da Saúde. No começo do mês o prefeito Dário Saadi (Republicanos) já havia informado as autoridades de saúde que o município teria condições de armazenar o imunizante. Posteriormente, a cidade recebeu uma verba do governo estadual e adquiriu 18 freezers para armazenar a vacina .
ENTREGAS
Até agora, todas as entregas da vacina da Pfizer chegaram pelo Aeroporto de Viracopos. A primeira remessa teve 1 milhão de doses e foi recebida pelo país em 29 de abril , em cerimônia que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
O segundo lote com 629 mil doses foi entregue no dia 5 de maio , enquanto outras 628 mil doses, da terceira remessa, chegaram no dia 12 do mesmo mês.
A quarta remessa, com mais 629 mil doses, chegou ao terminal de Campinas no dia 19 de maio.
Já no dia 26 de maio foram entregues, também em Viracopos, 629.460 doses da vacina Pfizer/BioNTech.