Estoque do Hemocentro Unicamp está em estado crítico.
Divulgação/Hemocentro Unicamp
Estoque do Hemocentro Unicamp está em estado crítico.

O Hemocentro Unicamp, em Campinas, iniciou em junho a campanha de inverno "Junho Vermelho" devido ao estoque de sangue estar em situação crítica. Entre os oito grupos sanguíneos, apenas o tipo AB+ tem um estoque regular nesta quinta-feira (3). Em função da pandemia e das vacinas contra o coronavírus e contra a gripe (influenza), o mês de maio foi um dos piores dos últimos anos, segundo a unidade.

O Hemocentro informou ainda que devido a situação grave já foram suspensos, apenas no HC (Hospital de Clínicas), três transplantes de fígado entre o final de maio até o dia 1º de junho. Além disso, caso ocorra uma demanda em função de algum grande acidente ou catástrofe com múltiplas vítimas, o estoque atual atende somente dois dias de consumo de derivados de sangue.

O ideal é um estoque para cinco dias de consumo. Fora o sangue AB+, estão com estoque de alerta os tipo O+, A+, B+, A- e B-. Em situação crítica estão os sangues 0- e AB- hoje.

OLÍMPIADAS

Na campanha deste ano, a direção do Hemocentro da Unicamp aproveitando o ano das Olimpíadas, preparou a Primeira Corrida e Caminhada Virtual Movimente-se: Sangue Salva. A campanha tem como padrinho, o medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro e conseguiu mais de 400 inscritos para a corrida e caminhada virtual, que devem realizar um percurso sem aglomeração e respeitando as restrições sanitárias.

De acordo com Vagner de Castro, Diretor do Serviço de Coleta do Hemocentro Unicamp o objetivo dessa campanha é o de lembrar a todos cidadãos de nossa região, de que por mais restrito que seja o dia a dia nessa pandemia, sempre há como reservarmos um tempo para a solidariedade. "Até porque a qualquer momento, a necessidade de sangue pode ser de qualquer um de nós, em situações de urgência ou emergência, como por exemplo em acidentes", destaca Castro.

COMO DOAR

Para a doação, é necessário realizar o agendamento  (clique aqui) . Segundo o Hemocentro, além de precisar ter se contaminado pela doença e estar curado há mais de 30 dias, os critérios são os mesmos adotados para uma doação de sangue comum.


ONDE DOAR?

- Hemocentro Unicamp
Segunda a Sábado - das 07:30 as 15:00 ( Inclusive Feriados )
R. Carlos Chagas, 480 - Cidade Universitária, Campinas - SP

- Hospital Municipal Dr. Mário Gatti
Segundo a Sábado - das 07:30 as 15:00 ( Inclusive Feriados )
Av. Pref. Faria Lima, 340 - Parque Italia, Campinas - SP, 13036-902

- Hospital Estadual de Sumaré
Segundo a Sábado - das 07:30 as 12:00
Av. da Amizade, 2400 Jardim Bela Vista Sumaré SP

- Hemonúcleo de Piracicaba
Segunda a Sexta - das 07:30 as 13:00
Rua Silva Jardim, 1700 (Antigo prédio do Saúde Inteligente, dentro do complexo da santa casa) Piracicaba SP

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!