Campinas está em estado de atenção.
Carlos Bassan / Pref. de Campinas
Campinas está em estado de atenção.

Campinas entrou em estado de atenção na tarde desta segunda-feira (14) após registrar umidade relativa do ar em 28,9% às 14h20. O alerta foi emitido pelo Departamento de Defesa Civil da Prefeitura quando a Estação Ciiagro/IAC Campinas Região Norte informou a queda da Umidade Relativa do Ar (URA) ter atingido índice abaixo de 30%.

Entre 20 e 30% é declarado o estado de atenção, o que deflagra comunicado da Defesa Civil para a comunidade e são tomadas medidas preventivas pelos órgãos municipais.

Quando o setor de monitoramento da Defesa Civil do município emite o Alerta de Estado de Atenção, por exemplo, há a suspensão de aulas de Educação Física nas escolas e são ampliadas as vistorias preventivas para queimadas.

O QUE FAZER


A baixa umidade do ar causa danos para a saúde, aumentando o risco e o agravamento de problemas respiratórios e podendo levar a desidratação e sobrecarga no organismo de pessoas com doenças cardíacas. Também prejudica o meio ambiente, com mais ocorrências de incêndios em áreas de vegetação.

Entre as várias recomendações do estado de atenção, a principal é aumentar a hidratação corporal, ingerindo água à vontade. É preciso ficar atento com crianças e idosos. A desidratação pode levar a confusão mental, entre outras situações de risco.


A população deve evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h e sempre procurar locais sombreados. Outra alternativa é umidificar o ambiente com uso de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhar jardins etc. Sempre que possível procure permanecer em locais protegidos do sol e arborizados.

A Defesa Civil também alerta para que não sejam realizadas queimadas nem fogueiras. Além de crime ambiental, o fogo em mato coloca em risco a vida e a saúde das pessoas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!